Topo

Esse conteúdo é antigo

Kiss: Juiz nega 'vingança' em condenação, mas defende reformulação do júri

Colaboração para o UOL

16/12/2021 12h35Atualizada em 16/12/2021 13h47

O juiz Orlando Faccini Neto, que conduziu o julgamento do caso Boate Kiss, negou hoje ao UOL Entrevista que há componente de vingança na condenação proferida pelo Tribunal do Júri do Foro Central de Porto Alegre. Os quatro réus foram condenados pela morte de 242 pessoas em 2013.

Faccini Neto, porém, defende mudanças nesse tipo de tribunal, que convoca cidadãos comuns para participar da decisão judicial: "Componente de vingança, não. Acho que, realmente, precisamos discutir algumas coisas sobre o júri, sobretudo do ponto de vista do que pode ser apresentado aos jurados."

O juiz usou como exemplo um argumento comum em casos de policiais que mataram durante o serviço, usando a justificativa de que se tratavam de bandidos. "Isso não pode ser vocalizado ao júri", opina.

"Eu sou defensor da instituição do júri, se bem que acho necessário a reformulação, modernização", afirmou Faccini Neto "Sendo eu defensor do júri, na minha perspectiva, sim, foi feita Justiça. E essa frase eu diria seja qual fosse a conclusão."

Após a condenação, os réus conseguiram um habeas corpus atendido pelo TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). Depois, o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o HC e ordenou a prisão dos quatro. A decisão ainda tem que ser discutida em plenário.

Partida interrompe julgamento

Durante a entrevista, Orlando Faccini Neto negou que tenha interrompido o testemunho de uma vítima por causa da partida entre Corinthians e Grêmio. Ele disse que já estava programada a liberação dos jurados para acompanhar o segundo tempo do jogo e relaxarem, mas, nunca suspenderia um depoimento por causa de futebol.

"Um descanso mental para que pudessem assistir ao segundo tempo; anunciei isso publicamente. Se a testemunha ainda tivesse seguido a falar, eu seguiria com o julgamento normalmente", justificou.

O juiz também revelou que não acompanhava o noticiário durante os dias do julgamento: "Embora tenha acompanhado uma ou outra, eu não procurava pela notícia. Tentei estabelecer uma microrrotina para que o cansaço não vencesse."