Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia faz operação para apurar morte encomendada pelo Faraó dos Bitcoins

Dono da GAS Consultoria, Glaidson Acácio dos Santos é conhecido como Faraó dos Bitcoins - Reprodução / TV Globo
Dono da GAS Consultoria, Glaidson Acácio dos Santos é conhecido como Faraó dos Bitcoins Imagem: Reprodução / TV Globo

Igor Mello

Do UOL, no Rio

18/12/2021 13h03

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou hoje (18) uma operação para prender suspeitos de envolvimento em uma morte supostamente encomendada por Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins.

Batizada de Operação Sarcófago em alusão ao apelido de Glaidson. a ação foi deflagrada pela 125ª DP (São Pedro da Aldeia) e terminou com um preso. Segundo o jornal O Globo, ele é Filipe José Aleixo Guimarães, apontado como braço direito de Glaidson.

Glaidson e os demais envolvidos são suspeitos de terem encomendado a morte do trader e youtuber Wesley Pessano, concorrente do Faraó dos Bitcoins. Ele foi assassinado em julho em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

A operação também cumpriu mandados contra dois alvos já presos —um deles seria Glaidson.

Além da morte de Pessano, o Faraó dos Bitcoins também teria envolvimento na tentativa de homicídio cometida contra Nilson Silva, outro concorrente —ele foi baleado e sobreviveu, mas ficou tetraplégico. Glaidson foi denunciado por participação no crime em novembro.

Pirâmide financeira bilionária

Glaidson Acácio dos Santos montou uma pirâmide financeira na Região dos Lagos , estruturada a partir da empresa GAS Consultoria Bitcoin.

De acordo com as investigações, os mais de 67 mil clientes enganados pelo falso investidor aplicaram mais de R$ 5 bilhões. As movimentações feitas pelo grupo criminoso somaram aproximadamente R$ 38 bilhões.

O Faraó dos Bitcoins foi preso em agosto, sob a acusação de operar uma pirâmide financeira. A prisão dele fez com que milhares de investidores parassem de receber dividendos. Protestos com milhares de pessoas a favor de sua soltura foram organizados na Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.