Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas na Bahia: governador sobrevoa cidades e divulgará novas medidas

Transbordamento do rio Catolé afeta a cidade de Itapetinga (BA) - Manuella Luana / Xinhua
Transbordamento do rio Catolé afeta a cidade de Itapetinga (BA) Imagem: Manuella Luana / Xinhua

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 10h54

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), viajou na manhã de hoje para Ilhéus, no sul do estado, para sobrevoar as áreas mais atingidas pelas chuvas que castigam a região. Ele deve se reunir com a força-tarefa de socorro à população atingida pelas enchentes e anunciar novas medidas, de acordo com a assessoria.

"Rui também monitora os impactos do tempo chuvoso em outras regiões que já estão sendo atendidas com ações humanitárias e da Defesa Civil Estadual", diz o governo em nota.

A expectativa maior será o anúncio de novas medidas de atenção, apoio e suporte às prefeituras na recuperação da infraestrutura e retaguarda de assistência aos moradores de áreas mais críticas.

O governador viaja acompanhado da secretária de Saúde, Tereza Paim; do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e do senador Jaques Wagner (PT-BA).

Peixe no aeroporto?

As chuvas em Ilhéus, visitada hoje por Rui Costa, foram tão intensas que peixes foram vistos na pista do aeroporto após o rio Cachoeira, que corta a cidade, subir e transbordar. O fato inusitado foi divulgado por meio de fotos e vídeos nas redes sociais.

Com cheia de rio, peixes aparecem em pista de aeroporto em Ilhéus, na Bahia - Divulgação - Divulgação
Com cheia de rio, peixes aparecem em pista de aeroporto em Ilhéus, na Bahia
Imagem: Divulgação

Ontem o governador determinou a instalação de uma base de apoio em Ilhéus para auxiliar nas operações aos municípios afetados pelas chuvas que atingem o sul e sudoeste do estado nos últimos dias.

O resultado das chuvas em números

Na ocasião, ao menos 19 cidades foram atingidas e 66 estavam em estado de emergência, deixando inúmeros desabrigados e desalojados — e pelo menos 17 mortos.

Desde a última quinta-feira (23), prefeituras de várias cidades vêm alertando para o aumento no nível dos rios. Na sexta (24), alguns municípios voltaram a registrar alagamentos e interdições. Em alguns locais, moradores precisaram se locomover de barcos.

Até a tarde de sexta, a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado) e as prefeituras dos municípios atingidos contabilizaram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. Todos tiveram de deixar suas casas, mas, no caso dos desabrigados, os cidadãos necessitam de assistência do governo para ter uma moradia temporária.

O número de feridos havia subido para 286 e a população total atingida chega a 378.286. A expectativa é de que esses dados sejam atualizados na coletiva que o governador concederá em Ilhéus.