Topo

BA: 'Estamos sem comunicação, internet, combustível e água', diz prefeito

Resgate feito a um morador ilhado em sua casa, em Ubaíra - Reprodução/PM-BA
Resgate feito a um morador ilhado em sua casa, em Ubaíra Imagem: Reprodução/PM-BA

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/12/2021 18h37

Mais de 24 horas após as fortes chuvas castigarem o município de Ubaíra, o prefeito do município, Lúcio Monteiro, precisou ir à cidade vizinha de Mutuípe (a 23 km) gravar um vídeo e buscar combustível para abastecer máquinas na cidade, que está sem energia elétrica, abastecimento de água, telefonia e internet.

Em vídeo postado nesta segunda (27), o prefeito informa a pessoas que têm familiares e estão buscando comunicação que não houve mortes na cidade e que a situação está "mais tranquila".

"Nós estamos passando por um momento muito difícil com a enchente. A cidade está sem energia, sem comunicação, sem combustível e sem abastecimento de água, mas graças a Deus estamos bem. As pessoas que estavam precisando de resgate foram resgatadas. Estamos acolhendo as pessoas que estão desabrigadas, e informo a vocês que estão fora porque o momento mais difícil passou", afirma.

Nós não tivemos nenhuma vítima fatal, e vamos seguir trabalhando com fé em Deus. Foi muito prejuízo, mas estão todos bem."
Lúcio Monteiro, prefeito de Ubaíra

Ele afirmou que, na falta de quase tudo, foi até a cidade vizinha adquirir combustível para manter o hospital de Ubaíra, que está sem energia, em funcionamento.

"Tive que vim gravar o vídeo aqui, em Mutuípe, que é onde tem sinal mais próximo; e também vim buscar combustível para que o gerador do hospital não pare e para que as máquinas e equipamentos como ambulâncias não parem de trabalhar", afirmou.

O prefeito ainda disse que, entre tantos problemas, a maior dificuldade é a comunicação. "Sei que tem muita gente que está fora, muito parente sem notícias das pessoas. Mas nós estamos trabalhando e a população está solidária, todos de mãos dadas."

O município de Ubaíra foi um dos mais atingidos pela cheia. No domingo (26), ao menos 16 pessoas foram resgatadas por helicóptero de suas casas essa equipe do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, o Graer.

Ao todo, segundo o governo da Bahia, já são 20 mortos em decorrência das fortes chuvas no estado, que deixaram 358 feridos e já atingiram mais de 470 mil pessoas. Ao todo são 116 municípios afetados —100 deles decretaram situação de emergência.