Bahia: Sobe para 20 o número de mortos pela chuva; 470 mil foram atingidos
Subiu para 20 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas na Bahia, que deixaram 358 feridos e já atingiram mais de 470 mil pessoas. A informação foi confirmada hoje (27) pela Defesa Civil.
O órgão já contabiliza mais de 60 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo levantamento com dados enviados pelas prefeituras e consolidados pelo governo do estado. Todos tiveram de deixar suas casas, mas, no caso dos desabrigados, os cidadãos necessitam de assistência do governo para ter uma moradia temporária. Já são 116 municípios afetados —100 deles decretaram situação de emergência.
Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna:
- Uma mulher de 33 anos vítima de desabamento e
- Um homem de 21 anos, levado pela correnteza.
Até então, eram tratados como desaparecimento.
As mortes foram registradas em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).
De acordo com o governo da Bahia, 31 trechos de rodovias foram afetadas pelas fortes chuvas que assolam o estado desde o começo do mês. O monitoramento dos pontos atingidos está sendo feito pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.
O governador Rui Costa (PT), que prometeu reconstruir casas e autorizar empréstimos sem juros aos lojistas, participa das ações de apoio em um gabinete avançado montado em Ilhéus. No Twitter, ele disse que é "o maior desastre já ocorrido na história da Bahia".
O pátio do aeroporto de Ilhéus está sendo usado como base para as dez aeronaves que atuam no salvamento de pessoas e na distribuição de alimentos. Também há bases montadas em Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês.
Dois fenômenos meteorológicos foram responsáveis pelas chuvas fortes que atingiram as cidades do sul da Bahia: uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e uma frente fria vinda do Espírito Santo. Esses dois fenômenos, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ocorreram três vezes no mês de dezembro nessa mesma região do estado.
Com o solo úmido, mesmo chuvas mais fracas podem causar estragos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.