Topo

Bahia: Rui Costa promete reconstruir casas e emprestar sem juros a lojistas

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 10h19

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), prometeu hoje reconstruir casas e emprestar dinheiro sem juros aos comerciantes do estado que tiveram suas lojas atingidas pelas chuvas que já deixaram 16 mil desabrigados.

"Nós vamos reconstruir todas as casas em parceria com os municípios. Assim que a água baixar e recebermos de cada município a área afetada", afirmou Costa em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

Para que não voltem a ser levadas pela chuva, o governador afirmou que as casas serão construídas em regiões com menor risco de novas tragédias.

21.dez.2021 - Comerciantes retiraram eletrodomésticos dos estabelecimentos após o alerta para o aumento no nível dos riso devido às chuvas - Prefeitura de Medeiros Neto/Facebook - Prefeitura de Medeiros Neto/Facebook
Comerciantes retiraram eletrodomésticos dos estabelecimentos devido às chuvas na cidadede Medeiros Neto, na Bahia
Imagem: Prefeitura de Medeiros Neto/Facebook
"Vamos buscar reconstruir essas casas fora do alcance da água, para que no futuro a tragédia não se repita nessa dimensão", disse Costa, que também prometeu ajuda financeira aos comerciantes.

"Anuncio aqui a todos os comerciantes que tiveram suas lojas alcançadas pelas águas, que nós vamos estender o que fizemos no extremo sul com empréstimos sem juros até R$ 150 mil ou com juros subsidiados a valores acima disso", afirmou.

"Também vamos apoiar os agricultores que perderam sua produção", disse.

Emergência em 72 cidades

De acordo com a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.

São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo governo estadual.

Ontem (26), Rui Costa descreveu o problema como uma "tragédia gigantesca".

Não lembro se na história recente da Bahia teve algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo d'água."
Rui Costa, governador da Bahia