Bahia: Homem e cães são resgatados após ficarem ilhados e sem transporte
Sem energia, telefone e transporte, Anivaldo Nascimento, de 54 anos, morador de Aurelino Leal, no sul da Bahia, ficou alguns dias isolado após fortes chuvas atingirem o município. Ele e seus sete cães só foram resgatados após serem avistados por bombeiros e policiais militares que realizavam um sobrevoo na região.
Durante o resgate, Anivaldo relatou que parte da casa, onde ficava a cozinha e sua canoa, foram levadas pela forte correnteza do rio. Com isso, ele ficou sem meio de transporte para deixar o local, e passou cerca de três dias sem comida.
Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que participa de operações na Bahia, Anivaldo mora em uma ilhota no meio do rio de Contas. Com ele, estavam alguns cachorros, que após a retirada do dono, também foram resgatados.
O homem foi transportado de helicóptero para uma área segura. O grupo responsável pela remoção é composto por bombeiros de MG, policiais militares de São Paulo, além de contar com a coordenação dos bombeiros da Bahia e do apoio de militares de outros estados.
Chuvas na Bahia
Até a tarde de hoje, 24 pessoas haviam morrido em decorrência das chuvas no Estado. Segundo a Defesa Civil da Bahia, dos 141 municípios afetados pelos temporais, 132 se encontram em situação de emergência. Ao menos 434 pessoas foram feridas.
O balanço mostrou que a tragédia afetou 629.398 pessoas. Dessas, 53.934 precisaram deixar suas casas e outras 37.324 ficaram completamente desabrigadas. De acordo com o governo baiano, esse é o mês mais chuvoso observado no estado desde 1989.
A Polícia Rodoviária Federal informou, no início da manhã, que 10 estradas foram interditadas na região . A BR 101 foi a mais afetada, com pelo menos cinco pontos de interdição. Já a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura da Bahia) contabiliza 44 trechos de rodovias afetados desde o início do período chuvoso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.