Sem transporte público, Réveillon em Copacabana terá 16 minutos de fogos
Sem esquema de transporte público, para tentar desestimular o deslocamento para a orla, a Praia de Copacabana terá uma festa de Réveillon com 16 minutos de queima de fogos. A previsão para a virada é de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo a Riotur (Empresa de Turismo do Rio), o evento irá de 20h de hoje (31) até 1h de amanhã (1º), com 25 torres de som tocando uma lista de músicas sob a curadoria do DJ MAM. Não haverá palcos na praia. O tema do Réveillon será "Celebre a esperança".
Pelo plano divulgado pela prefeitura, o funcionamento do metrô para Copacabana será interrompido às 20h de hoje, só sendo retomado às 7h de amanhã.
As linhas de ônibus para o bairro também serão deslocadas das 20h de hoje às 3h de amanhã —as que têm Copacabana como destino irão somente até o bairro de Botafogo; as que passam por Copacabana com destino a outros bairros serão desviadas pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
Está proibida a entrada de veículos fretados na cidade. Foram montados três pontos de bloqueio e fiscalização. Também está proibido o estacionamento na orla de Copacabana.
A festa acontece em meio a um surto de casos de gripe no Rio de Janeiro, que se espalhou por outros estados, e a ameaça da variante ômicron da covid-19. No início do mês, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou a anunciar o cancelamento do evento, mas voltou atrás após ter o aval dos comitês científicos do estado e do município.
Os fogos em Copacabana serão lançados de dez balsas que passaram por vistoria do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos nesta quinta (30). Ao todo, serão cerca de 24 mil bombas no show pirotécnico.
Haverá outros nove pontos de queima de fogos espalhados pela cidade: Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Sepetiba, Piscinão de Ramos, Penha, Ilha do Governador, Parque de Madureira e Bangu. Entre esses locais, o espetáculo que terá a maior duração será o do bairro do Flamengo: 12 minutos.
Postos de vacinação
Em Copacabana, o DJ MAM ficará num lugar fechado, que não poderá ser visto diretamente pelo público. A apresentação, no entanto, poderá ser acompanhada pela página da Riotur no YouTube.
A intenção inicial da Prefeitura do Rio era ter shows inclusive de artistas de renome internacional, mas a estrutura foi reduzida após a empresa contratada para a realização do evento não ter conseguido patrocínio para festa.
A Secretaria Municipal de Saúde montou três postos médicos na Avenida Atlântica que funcionarão de meio-dia às 17h de hoje como locais de vacinação contra a covid-19. As unidades estarão na altura das ruas Princesa Isabel e República do Peru, além da Praça do Lido.
O esquema de tráfego já começou a ser montado nesta quinta pela prefeitura. Foram mobilizados 130 funcionários da companhia de trânsito, com 23 motocicletas e 20 carros.
Também atuarão na orla 2.238 agentes da Guarda Municipal. O funcionamento dos quiosques está liberado, mas não poderá haver o fechamento de espaços públicos com cercados.
A expectativa é de Réveillon com hotéis lotados no Rio. Até a última quarta (29), 92% dos quartos estavam ocupados, e a expectativa era chegar aos 100% até hoje.
Interdições
Segundo a Riotur, haverá as seguintes mudanças no transporte em Copacabana:
- A partir das 7h de hoje: Bloqueio da pista da avenida Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme; inversão da mão de direção na avenida Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.
- A partir das 15h de hoje: Interdição total da avenida Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.
- A partir das 19h de hoje: Bloqueio dos acessos para veículos automotores a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo, exceto automóveis particulares, ou táxis, com passageiros com comprovante de trabalho, residência, ou hospedagem.
- A partir das 20h de hoje: Bloqueio de transporte público (ônibus e metrô).
- A partir das 22h de hoje: Bloqueio total de acesso a Copacabana para todos os tipos de veículos automotores, inclusive os de moradores, trabalhadores e hóspedes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.