Topo

Esse conteúdo é antigo

Defesa Civil confirma passagem de tornado em SC; ventos chegaram a 130km/h

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 12h53Atualizada em 06/01/2022 14h37

As fortes rajadas de vento que assolaram Timbó (SC), no Vale do Itajaí, entre a tarde e a noite de ontem, foram ocasionadas por um tornado, informou hoje a Defesa Civil do Estado. Os ventos registrados na região superaram os 130km/h.

Segundo nota técnica da Diretoria de Gestão de Risco, publicada pela Defesa Civil, "a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades".

"Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí", diz o documento.

Fábio Melere, coordenador da Defesa Civil, informou que o bairro Fritz Lorenz (Industrial) foi um dos mais atingidos com o temporal. Além de quedas de árvores, foram registrados também destelhamentos e alagamentos em vários pontos da cidade. No entanto, a prefeitura informou que não houve nenhum caso de pessoas desabrigadas.

timbo - Divulgação/Prefeitura de Timbó - Divulgação/Prefeitura de Timbó
Prefeitura de Timbó faz limpeza após tempestade
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Timbó

Na manhã de hoje, equipes da Secretaria de Obras de Timbó foram até os locais afetados para realizar limpeza das vias. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e a Defesa Civil de Santa Catarina também estão auxiliando na retomada.

alagamento - Divulgação/Prefeitura de Timbó - Divulgação/Prefeitura de Timbó
A prefeitura de Timbó informou que registrou alagamentos em vários pontos da cidade
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Timbó