Topo

Esse conteúdo é antigo

Capitólio: onde fica e quais as atrações turísticas no local do acidente

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

08/01/2022 16h59Atualizada em 09/01/2022 08h46

Cenário de um acidente natural que deixou ao menos sete mortos e atingiu dezenas de pessoas em quatro embarcações neste sábado (8), a cidade de Capitólio tem menos de 9 mil habitantes e fica no sudoeste de Minas Gerais, a 284 km da capital Belo Horizonte.

O turismo é uma das principais atividades dos municípios da região devido à localização privilegiada: a área fica entre a Serra da Canastra, onde há um parque nacional, e o lago da hidrelétrica de Furnas, por onde navegavam os barcos que foram atingidos.

Segundo o site da Prefeitura de Capitólio, as principais atividades econômicas da cidade são agropecuária, comércio e serviços, com "turismo em desenvolvimento". Além dos passeios em embarcações e mirantes, que incluem paisagens com cânions e cachoeiras, na região se praticam atividades como pesca, esportes aquáticos e ecoturismo.

A cidade se tornou um foco de visitação a partir da década de 1960, com a construção da usina hidrelétrica de Furnas. A obra deu origem ao Lago de Furnas, formado a partir do desvio das águas do Rio Grande, que nasce em Minas e desemboca no Rio Paraná.

Mapa - acidente Capitólio - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O acidente

Quatro embarcações foram atingidas pela queda de uma rocha em um cânion às margens do Lago de Furnas. O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros em Minas, confirmou pelo menos sete mortes em decorrência do acidente, de acordo com balanço divulgado às 21h30 deste sábado.

De 70 a 100 pessoas estavam no local, que está isolado e fechado. A Marinha informou inicialmente, em nota, que vai instaurar inquérito para "apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido". Depois, disse que "o ordenamento do espaço aquaviário onde ocorreu o acidente está sob a jurisdição da Prefeitura de Capitólio".

Também por meio de nota, a administração municipal afirmou que "expressa profundo pesar" pelo acidente. "Seguimos buscando apurações sobre a fatalidade referente ao número total de vítimas", diz o comunicado.