Avião faz pouso de emergência em Manaus; passageiros relatam fogo
Um avião da Azul precisou fazer um pouso de emergência e retornar para Manaus na madrugada de hoje. A aeronave decolou por volta das 2 horas e ia em direção ao Recife, mas não ficou nem uma hora no ar. Passageiros relataram fogo em uma das turbinas da aeronave. Ninguém ficou ferido.
Procurada pelo UOL, a Azul informou que o retorno da aeronave ocorreu "por questões técnicas", sem dar detalhes (veja abaixo). A companhia disse ainda que prestou assistência aos passageiros.
A jornalista Cleo Pinheiro estava no voo e ia para o Recife passar as férias com a família, que já está na capital pernambucana há dois dias.
"Quase que imediatamente após a decolagem uma senhora gritou umas duas fileiras atrás de mim 'fogo!'. E começou a gritar, a orar e rezar. Foi quando eu virei, que estava na janela mesmo, e eu vi o fogo. Minha reação foi pegar o celular, mas quando eu olhei de novo o fogo aumentou e eu deixei o celular cair no meu colo, já fui ficando gelada", relata a jornalista ao UOL.
Ainda de acordo com Cleo, o voo estava lotado, o que aumentou a angústia. "O pior momento foi quando eu vi o fogo ali. Na minha cabeça ia consumir todo. Eu só pensava na minha filha de oito anos. Uma sensação muito horrível, muito forte".
Ela disse que relatou à aeromoça o que estava ocorrendo e afirmou que somente aqueles próximos à asa do avião conseguiram ver as chamas.
"É uma sensação de que você fica paralisado. E o fogo aumentando, batia o vento e vinha aquela chama mesmo, um amarelo bem forte. O vento vindo da turbina passando por baixo da asa. Comecei a querer avisar a aeromoça falando que estava pegando fogo", declara.
"Teve um momento que o fogo começou a diminuir. Foi diminuindo e diminuindo e parou. Foi quando o piloto chamou no sistema de som e falou que teve um problema na aeronave e precisava voltar para Manaus", complementa a jornalista. Ela disse que não foram dadas mais explicações e que o piloto foi aplaudido após aterrissagem.
Cleo gravou depoimentos de outros passageiros e encaminhou ao UOL, como o do bombeiro Sávio Silva, que fazia a primeira viagem de avião. "Pode ser um problema na turbina no momento da decolagem e o pessoal começou a entrar em desespero. Momentos depois o piloto informou o problema e fez o retorno voltando novamente à Manaus. Para uma primeira viagem, não foi nada tranquilo. Deu um medo na hora".
Em solo, a jornalista afirmou que a companhia aérea ofereceu um voucher de R$ 500 para serem usados em compras de passagens futuras, além de acomodação em hotel para quem não morasse em Manaus e precisasse esperar por longo período até os próximos voos alocados.
Em nota enviada ao UOL, a Azul informou que o voo AD2649 retornou para o aeroporto de Manaus "por questões técnicas", sem especificar o que teria ocorrido. A companhia disse que reacomodou os passageiros nos próximos voos da companhia partindo de Manaus.
A empresa diz lamentar "eventuais aborrecimentos causados" e reforçou que medidas como essas, que exigem retorno de aeronave para aeroportos, "são necessárias para garantir a segurança de suas operações".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.