Topo

Esse conteúdo é antigo

MG ainda enfrenta fortes chuvas durante toda a semana; confira previsão

Bairro Honório Bicalho, na cidade de Nova Lima (MG), ficou inundado após fortes chuvas - Agência Estado
Bairro Honório Bicalho, na cidade de Nova Lima (MG), ficou inundado após fortes chuvas Imagem: Agência Estado

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 11h19

A chuva que atinge o centro e sul de Minas Gerais não deve dar trégua nos próximos dias. Para hoje, segue a previsão de tempo encoberto e com chuva, a qualquer hora, em praticamente todo o estado.

A previsão é de que o tempo continue muito instável na região da Grande Belo Horizonte nos próximos 5 dias, segundo o Climatempo. Até quinta-feira (13), a chuva será frequente e com intensidade de moderada a forte por várias horas. Ainda segundo os meteorologistas, o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce deverão ter a maior quantidade de chuva do Brasil hoje.

O Sol deve aparecer entre nuvens apenas em parte do Triângulo Mineiro. No Jequitinhonha e Mucuri, momentos de mormaço ou pequena abertura do céu se intercalam com pancadas de chuva, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Persistem condições favoráveis para grandes volumes de chuva acumulada, principalmente nas áreas leste, Zona da Mata e central do estado.

Os órgãos de proteção e defesa civil reforçam que, neste momento, é fundamental que os mineiros adotem comportamentos e medidas de autoproteção, evitando deslocamentos e presença em espaços com risco de alagamento/inundação e de deslizamentos.

Na cidade de Pará de Minas, localizada a 83 km da capital, a Prefeitura emitiu alerta pedindo a moradores que deixem as suas casas devido ao risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca. A situação da represa, que pertence à empresa Santanense, foi classificada por autoridades como "crítica".

O mau tempo que atinge o estado desde a semana passada é provocado pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que voltou a se organizar sobre o Brasil ontem. Desta vez, a maior concentração de instabilidade atinge a região central e sul de Minas Gerais ocasionando muita chuva sobre a Grande Belo Horizonte e outras áreas como a Zona da Mata Mineira e região das Cidades Históricas.

Na semana passada, o Inmet já havia alertado para o intenso volume de chuva na capital mineira, apoontando que entre 7 e 11 de janeiro choveria o esperado para todo o mês na cidade. Projeção da Climatempo aponta que a capital mineira terminará a semana com cerca de 440 mm de chuva acumulados.

Apenas nos primeiros nove dias de janeiro, o volume de precipitações em Belo Horizonte foi de 344,1 mm, enquanto a média histórica para todo o mês é de 329,1 mm - sendo 126,8 mm apenas entre as manhãs de sábado e domingo (39% do esperado para todo o mês). Até quinta-feira (13), ao menos mais 100 mm de chuvas devem cair na região.

No final do ano, o norte do estado foi afetado pelas chuvas que atingiram também o sul da Bahia. Várias cidades registraram alagamentos e deixaram famílias desabrigadas.

No resto do Brasil, a chuva também deve chegar forte no Espírito Santos, onde já há cidades alagadas, na região serrana do Rio de Janeiro, Bahia e Piauí. Já no Rio Grande do Sul, a expectativa é de uma onda de calor fora do comum, com o temperaturas que podem chegar a 43 ºC.