Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Nível do Rio Doce passa de 4m e deixa Governador Valadares em alerta

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 13h09Atualizada em 11/01/2022 15h14

O Rio Doce, localizado em Minas Gerais, ultrapassou ontem a cota de inundação na régua do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A Defesa Civil emitiu um alerta para os moradores da cidade de Governador Valadares informando que a previsão era a de que o rio chegasse à marca de 4,5 metros ainda hoje. A última medição, realizada às 11h, aponta que o nível atual já é de 4,13 metros.

O órgão ainda informou que, devido à enchente, cerca de 6 mil pessoas estão desalojadas e 93 desabrigadas na cidade. As famílias foram acolhidas em quatro escolas, onde recebem apoio do município. "Por essa razão, a Defesa Civil alerta aos moradores historicamente afetados a continuarem a manter as ações preventivas de segurança e a ficarem atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura", diz comunicado.

Em vídeo publicado hoje nas redes sociais, o prefeito André Merlo (PSDB) alertou para risco de falta de água devido à dificuldade da captação pelo SAAE e disse que a expectativa é a de que a cheia seja maior que a do ano passado. "Na última enchente, de 2020, atingiu-se 3,9 metros na régua do SAAE então já vamos ter uma cheia maior", afirmou.

Ontem à tarde, Merlo decretou situação de emergência devido às inundações ocasionadas pelas fortes chuvas que estão ocorrendo em Minas Gerais. Em nota, a prefeitura informou que a estimativa é que os efeitos destes fenômenos atinjam, de modo direto e indireto, cerca de 55 mil pessoas que vivem às margens do Rio Doce e que há uma previsão de que 10 mil pessoas fiquem desalojadas.

O decreto também considera os riscos iminentes em relação às vias públicas, edifícios, além da possibilidade de desabastecimento de energia e água potável. Por meio decreto, o município poderá ter acesso a recursos federais e estaduais para facilitar compras emergenciais sem licitação.

Nas redes sociais, moradores compartilham imagens da situação da cidade.

Chuvas em Minas Gerais

Ao menos 104 pessoas precisaram deixar suas casas nas últimas 24 horas em razão das chuvas que atingem Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil, 145 cidades vivem situação de emergência no estado.

O Boletim da Defesa Civil estadual informa que no último dia 82 pessoas ficaram desabrigadas, totalizando agora 3.481 pessoas que precisam de assistência do governo para moradia temporária em abrigos.

As chuvas vêm ocorrendo desde dezembro e têm ocasionado estragos em diversas cidades. No domingo (9), o Rio Piracicaba transbordou, rompendo parcialmente uma ponte pênsil e isolando moradores ribeirinhos na cidade de Nova Era, região central do estado.