Topo

Esse conteúdo é antigo

Trio que se envolveu em briga em hotel no Rio é indiciado pela polícia

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 13h45Atualizada em 23/01/2022 10h07

Após briga ocorrida no Hotel Hilton, em Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro), no dia 30 de dezembro, a Polícia Civil indiciou o produtor cultural norte-americano H. L. Thompson por lesão corporal e um casal formado por um alemão e uma brasileira por injúria racial. Os nomes não foram divulgados.

O inquérito foi concluído pela Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo). O caso, então, será encaminhado à Justiça na próxima semana.

Relembre o caso

Um vídeo que circulou na internet mostra o alemão sendo nocauteado no saguão do hotel. Ele cai no chão imóvel ao ser atingido pelo produtor americano.

Dias após se envolver na briga, Thompson disse que deu um soco no homem ao ser chamado pejorativamente de "homem negro". Na cultura norte-americana, há um termo pejorativo para tal ofensa e Thompson não o transcreveu completamente em seu relato.

De acordo com ele, o casal iniciou a confusão após ser impedido de "furar a fila" na recepção do hotel. Por ser "cliente diamante" da rede Hilton, Thompson tem atendimento preferencial. Em seu relato nas redes sociais, o produtor conta que o casal tentava "invadir seu espaço", mesmo após um pedido para se manterem distantes.

No depoimento, Thompson afirma ainda que "estava cuidando das suas coisas" quando a dupla "bêbada e irritante" o xingou. As imagens mostram a mulher, que usava apenas biquíni, segurando a cabeça de Thompson e tirando seu boné.

Na ocasião, o hotel Hilton disse, em nota, que "tem uma política de tolerância zero contra o racismo ou discriminação de qualquer tipo. Nosso objetivo é ser acolhedor e hospitaleiro para todos que entram por nossas portas".

Procurado pelo UOL, Thompson disse que vai falar com seu advogado, mas classificou como "inacreditável" e "desconcertante" que ele tenha sido indiciado. Segundo ele, inicialmente todas as partes na delegacia, garantiram que o caso se tratava de legítima defesa.

"Ouvir agora que estou sendo indiciado é novidade para mim e não realmente o que me foi dito inicialmente, é lamentável que eu tenha que continuar lutando para limpar meu nome depois de ser atacado e chamado de nomes racistas."

Racismo x injúria racial

A Lei de Racismo, de 1989, engloba "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". O crime ocorre quando há uma discriminação generalizada contra um coletivo de pessoas. Exemplo disso seria impedir um grupo de acessar um local em decorrência da sua raça, etnia ou religião.

O autor de crime de racismo pode ter uma punição de 1 a 5 anos de prisão. Trata-se de crime inafiançável e não prescreve. Ou seja: no caso de quem está sendo julgado, não é possível pagar fiança; para a vítima, não há prazo para denunciar.

Já a injúria racial consiste na utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem a fim de atacar a dignidade de alguém de forma individual. Um exemplo de injúria racial é xingar um negro de forma pejorativa, utilizando uma palavra relacionada à raça. A pena prevista para injúria racial é o pagamento de multa ou de 1 a 3 anos de detenção.