Topo

Esse conteúdo é antigo

Deslizamento de terra deixa 3 mortos em Embu das Artes, na Grande SP

Deslizamento de terra em Embu das Artes, na Grande SP, deixou três mortos - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Deslizamento de terra em Embu das Artes, na Grande SP, deixou três mortos Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Gio Mendes e Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo*

30/01/2022 05h11Atualizada em 30/01/2022 12h25

Três pessoas foram mortas na madrugada de hoje após um deslizamento de terra atingir uma casa em Embu das Artes, na Grande São Paulo. As vítimas são uma mãe e o filho de um ano e meio, além de uma jovem, segundo informações da Guarda Civil Municipal.

O deslizamento ocorreu na rua Jatobá, no Jardim Pinheirinho, e atingiu a residência onde as vítimas moravam. As três já foram retiradas dos escombros. Outras quatro pessoas que estavam na casa conseguiram escapar com a ajuda de vizinhos.

Durante os trabalhos de resgate, que começaram por volta das 2h da madrugada, o Corpo de Bombeiros utilizou 13 viaturas.

Procurada pelo UOL, a Prefeitura de Embu das Artes disse que o deslizamento ocorreu pelo "excesso de chuva e o rompimento de uma fossa". Ainda segundo a prefeitura, não foi possível prever o acidente "devido à grande quantidade de vegetação no local e por não existir pontos de erosão naquela região".

Outras 16 casas no entorno também foram interditadas, por estarem em área de risco, embora algumas famílias resistam em deixar o local.

A Prefeitura de Embu das Artes também disse que a área do deslizamento é uma propriedade particular, consolidada há 20 anos, e a casa onde houve as vítimas tinha 15 anos de construção.

Uma sequência de chuvas tem atingido a região metropolitana de São Paulo nos últimos dias. Somente durante a última madrugada, o Corpo de Bombeiros recebeu seis chamados para atender casos de deslizamentos, desabamentos e desmoronamentos (em cidades como Itapevi, Suzano, Ribeirão Pires e São Paulo, no distrito de Parelheiros), além de três alagamentos e 47 quedas de árvores na Grande São Paulo.

*Com informações da Agência Estado