Topo

Vídeos mostram funcionários apreensivos com vazamento em obra do metrô

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 04h00

Vídeos obtidos pelo UOL mostram funcionários apreensivos e orientando os colegas após a obra da linha 6 - Laranja do Metrô desmoronar na terça-feira (1º) e atingir parte da Marginal Tietê, uma das principais via da capital paulista. As imagens são do lado oposto do local onde ocorreu o acidente.

Nas imagens, é possível ver um grande volume de água atingindo a obra. "Aperta a sirene aí", diz uma das pessoas a um funcionário que está se aproximando da água.

mapa cratera metro linha 6 -  -

"Comentamos ontem sobre isso, sobre o espaço [da obra]", fala uma outra pessoa. Ninguém ficou ferido.

Segundo o governo estadual, a suspeita é que uma adutora de esgoto se rompeu. O ex-presidente do Metrô de São Paulo Sergio Avelleda afirma que "é improvável" que a existência da adutora fosse desconhecida pela gestão da obra.

Em outros vídeos, os funcionários falam que a água é do Rio Tietê. No entanto, a inundação foi causada pelo esgoto, de acordo com as informações divulgadas pelas autoridades.

Uma das gravações, de apenas 11 segundos, uma pessoa pede orientação: "Está vindo muita água, acho que vou desligar os equipamentos, o que vocês acham?".

Pelas imagens e o barulho dos vídeos, é possível perceber a força da água no local.

De acordo com a Defesa Civil, por volta das 17h, os desabamentos aconteciam em direção à via expressa da Marginal e ao Rio Tietê. Quase toda a pista local foi tomada pelo buraco.

Em nota divulgada à imprensa, por volta das 17h30, a Sabesp informou que equipes técnicas estão no local para "reverter o esgoto da tubulação danificada para outra tubulação próxima", esvaziando assim o local.

Segundo a concessionária, somente após o escoamento total será possível fazer um diagnóstico do "interceptor avariado e estabelecer prazos".

Na nota compartilhada com a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos), a empresa diz também que um comitê foi criado para investigar a causa do acidente. "A primeira reunião do comitê aconteceu nesta tarde de terça-feira (1º) com a participação de 20 pessoas envolvidas na solução da situação", informou a Sabesp.

CET liberou pista por 10 minutos

As três vias da Marginal Tietê foram interditadas após o desmoronamento da obra. Por volta das 11h, a pista expressa foi liberada para os carros.

A central, no sentido Ayrton Senna, entre as pontes do Piquei e Freguesia do Ó, chegou a ser liberada por 10 minutos por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por volta das 16h30. A via, no entanto, ficou aberta para veículos por menos de dez minutos, porque a Defesa Civil pediu que o trânsito fosse interrompido novamente.

O rodízio foi suspenso na cidade. Veículos com placas de final 3 ou 4 não poderiam circular no centro expandido das 17h às 20h.