CET libera via da Marginal Tietê por 10 minutos e Defesa Civil manda fechar
Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) chegaram a liberar o trânsito na pista central da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, entre as pontes do Piquei e Freguesia do Ó, por volta das 16h30 de hoje (1º). A via, no entanto, ficou aberta para veículos por menos de dez minutos, porque a Defesa Civil pediu que o trânsito fosse interrompido novamente.
As pistas local, central e expressa foram fechadas na manhã desta terça-feira, depois de um desmoronamento da obra da linha 6 - Laranja do metrô de São Paulo. Segundo o governo estadual, houve o rompimento de uma adutora de esgoto no local. Ninguém ficou ferido.
No início da tarde, a Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o rodízio de veículos na capital. Hoje, não poderiam circular no centro expandido os veículos com placas de final 3 ou 4.
As vias central e local da Marginal Tietê continuam fechadas, perto do local do acidente. Os veículos podem seguir desvio para:
- O corredor das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente.
- Eles podem retornar para a marginal na altura da praça Pedro Corazza.
Por volta das 16h30, não havia registro de trânsito. Mas a via alternativa, a Ermano Marchetti, sentido Lapa e Barra Funda, registrava 1,9 km de lentidão.
O tráfego proveniente das rodovias Dutra, Fernão Dias, Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco é direcionado para o Rodoanel e para o mini-anel viário, formado pelas avenidas Salim Farah Maluf, Luis Ignacio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves e Bandeirantes.
Apitos e alerta da Defesa Civil
A pista expressa da Marginal Tietê havia sido reaberta por volta das 11h. Por volta das 16h, agentes da CET chegaram ao local e começaram a organizar a retomada no trânsito da pista central. Os carros foram liberados às 16h35.
Oito minutos depois, agentes da Defesa Civil, munidos de apitos, alertaram os agentes da CET para impedirem o trânsito. Segundo o UOL apurou, a Defesa Civil não havia aconselhado a reabertura.
Uma das preocupações é que a vibração do trânsito e a retomada da chuva possam estimular os deslizamentos. De acordo com o perito criminal responsável, Luiz Ricardo Lopes, ainda não se pode determinar se o trânsito está influenciando ou não no aumento da cratera, mas é uma possibilidade.
Segundo a Defesa Civil, ainda ocorrem pequenos desabamentos na direção da via expressa da Marginal e do Rio Tietê. O asfalto de pelo menos duas faixas da pista local foi prejudicado. As outras áreas ao redor estão estáveis e sem risco, diz o órgão.
Motoristas devem evitar região, diz CET
Às 12h45 e às 13h15, o site da CET registrava 20,3 quilômetros de lentidão na marginal Tietê no sentido Ayrton Senna. Às 13h45, a lentidão já havia caído para 16,7 quilômetros. Meia hora depois, 14h15, o índice estava em 3,2 quilômetros. Às 14h45, era o mesmo índice.
Nos piores momentos, hoje, os trechos com trânsito carregado, segundo a companhia, eram equivalentes a cerca de metade do congestionamento na capital na mesma hora, na média diária (42,4% às 12h45, 44,5% às 13h15, e 45,4% às 13h45).
A CET pede que os motoristas evitem caminhos pela marginal Tietê e vias da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.