Topo

Henry: Monique diz que Jairinho se aproximou por estar interessado em votos

Ruben Berta

Do UOL, no Rio

09/02/2022 13h45

Em depoimento na tarde de hoje, Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, afirmou que a aproximação com o ex-vereador Dr. Jairinho começou em 2020, ano eleitoral, por meio de contatos dele pelo Instagram para a captação de votos.

Monique era diretora de uma escola na região de Senador Camará, na zona oeste, e o ex-vereador, que se reelegeu naquele ano, teria perguntado sobre como poderia se aproximar da comunidade a fim de obter votos.

Ela passou então a encaminhar demandas a respeito de problemas do bairro, como asfalto, iluminação e esgoto. Somente as obras na escola é que não foram possíveis porque precisariam de licitação.

Monique disse que Jairinho chegou inclusive a colocá-la em contato por telefone com o ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), a quem chamou de um "homem bom".

A mãe de Henry Borel depõe desde as 11h40, adotando uma postura diferente de Jairinho, que falou por apenas dez minutos à juíza Elizabeth Louro, dizendo que se pronunciaria apenas após a realização de novas diligências.

Monique afirmou que Jairinho exagerava nos agrados a seu filho, sabendo que, dessa forma, também estaria agradando a ela. A partir do momento em que eles começaram a namorar, o ex-vereador levava brinquedos, chocolates e lanches.

Em uma ocasião, sabendo que Henry gostava muito de coxinha, comprou 500 salgadinhos para ele. Segundo a mãe, inicialmente, o menino dizia que gostava muito de Jairinho, a quem inicialmente se referia como "médico da mamãe".

Ela também relatou que Jairinho tinha muito ciúme de Leniel Borel, o pai de Henry, de quem acabara de se separar.