Topo

Esse conteúdo é antigo

Músico de 24 anos morre ao levar descarga elétrica de guitarra no RS

Vocalista Luyan Lopes, de 24 anos, morreu em São Borja (RS) - Reprodução
Vocalista Luyan Lopes, de 24 anos, morreu em São Borja (RS) Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

colaboração para o UOL, em Florianópolis

14/02/2022 11h14Atualizada em 14/02/2022 17h06

O músico Luyan Lopes, 24, vocalista da banda tradicionalista gaúcha Pankda de Veneira, morreu no sábado (12) após sofrer uma descarga elétrica enquanto manuseava uma guitarra. O músico tocava o instrumento durante um ensaio em São Borja, a 584 km de Porto Alegre, e morreu antes de ser levado para atendimento médico no hospital.

De acordo com músicos da banda, Luyan caiu ao chão logo após receber a descarga elétrica. O atendimento médico chegou a ser acionado, mas os socorristas do Samu (Serviço Móvel de Urgência) não tiveram sucesso em reanimá-lo.

Membros da banda contam que a descarga elétrica ocorreu após Luyan tocar nas cordas da guitarra. Os músicos desligaram a rede de eletricidade, porém não conseguiram retirar o instrumento da vítima, que ainda estava dando choques.

Tudo aconteceu em cima do palco. O Samu fez a parte dele. Estávamos na passagem de som e chegamos a sentir um cheiro de queimado, mas não levantou suspeita. Logo que ele saiu do banheiro e foi em direção à guitarra, pegou um choque. Não sabemos se teve algum curto, se foi algum fio desencapado, não sabemos o que aconteceu.
Marcelo Gomes, vocalista da banda

Vítima substituía guitarrista

Luyan estava há três anos como vocalista da banda Pankda de Veneira - que tem dez anos de estrada. O grupo é de Itaqui, cidade às margens do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.

Banda Pankda de Veneira, de Itaqui (RS) - Divulgação - Divulgação
Banda Pankda de Veneira, de Itaqui (RS)
Imagem: Divulgação

De acordo com Gomes, não era para Luyan estar tocando guitarra naquela noite. Ele substituía um colega que não conseguiu comparecer ao show, previsto para ocorrer em São Borja.

A tragédia abalou tanto o grupo que, segundo Marcelo Gomes, a banda avalia se continuará na estrada.

Eu, como vi as coisas acontecerem, não tenho mais nem clima para retornar aos palcos, porque o trauma é muito grande. O que vi foi surreal, muito estranho. É algo que nunca sairá da minha cabeça. (...) Não temos certeza da continuidade da banda.

Aprovado em concurso, vocalista deixaria banda

Luyan Lopes estava prestes a deixar a banda. Ele preparava para o TAF (Teste de Aptidão Física) da Brigada Militar após passar na prova objetiva do último concurso, realizado no fim de 2021.

O vocalista ingressaria na corporação no cargo de soldado, caso conseguisse ser aprovado nas demais etapas. Os amigos da banda dizem que Luyan estava bem fisicamente em razão do TAF.

"Ele chegou até a brincar, fazendo umas flexões, antes de iniciar a tocar no ensaio, dizendo que estava preparado", recorda Gomes.

O vocalista havia se despedido dias antes de uma loja de departamento de Itaqui e via no concurso público uma chance de mudar de vida.

Luyan não tinha filhos e deixa uma noiva. O sepultamento dele foi realizado no fim da tarde de ontem, no distrito de Itaó, em Itaqui.