Topo

Esse conteúdo é antigo

'Cenas de guerra, com carros pendurados em poste', diz Castro em Petrópolis

Thaís Augusto

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 06h55Atualizada em 16/02/2022 20h54

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que Petrópolis, na região serrana do Rio, vive "cenas de guerra" após um forte temporal, que provocou alagamentos, inundações e deslizamentos. A Defesa Civil do Rio de Janeiro confirma, até o momento, 94 mortos.

As imagens são muito fortes e, provavelmente, vamos amanhecer com imagens tão ou mais fortes. É realmente uma tragédia grande. Cenas de guerra! Carros pendurados em postes! O que nós vimos é uma cena muito triste, cena praticamente de guerra.
Governador do Rio, Cláudio Castro, em entrevista à GloboNews nesta madrugada

Vídeos, publicados nas redes sociais, mostram o deslizamento de encostas e carros sendo arrastados por fortes correntezas. O município decretou estado de calamidade pública.

Mais tarde, em entrevista ao Bom dia Rio, da Rede Globo, Castro disse que a prioridade é resgatar pessoas com vida.

"Nesse momento, nossa preocupação não é valores, é resgatar pessoas com vida e pensar na limpeza e normalização [da cidade]."

Segundo o governador, as sirenes de alerta funcionaram. "A tragédia não foi maior porque as sirenes funcionaram, mas foi uma tragédia de uma hora para outra, uma quantidade de chuva absurda e infelizmente não teve como salvar todas as pessoas."

De acordo com Castro, as pessoas desabrigadas serão levadas para escolas municipais e estaduais, além de cadastradas em programa para receber aluguel social. As aulas foram suspensas, informou o governador em entrevista.

"Vamos começar logo cedo a ver a questão do aluguel social, atendimento a essas pessoas. Não deixaremos elas em abrigos. Tem uma equipe do governo para a gente poder cadastrar essas pessoas todas. Em questão de dias o aluguel social estará resolvido para que essas pessoas tenham uma ajuda do governo do estado para comprar um pouco do que se perdeu", afirmou.

O governador do Rio disse esperar uma visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao local. "Neste momento, Petrópolis precisa de todo apoio".

Bolsonaro, que está na Rússia em viagem oficial, afirmou ter feito ligações para "auxílio imediato às vítimas". Em seu perfil no Twitter, o presidente também diz ter determinado para que ministros de seu governo deem o apoio necessário às vítimas das fortes chuvas.

  • Veja a cobertura do caso e mais notícias do dia no UOL News: