Topo

Kennedy: Tragédia em Petrópolis mostra falha estrutural do poder público

Colaboração para o UOL

17/02/2022 18h48

Em participação ao UOL News da noite de hoje, o colunista Kennedy Alencar repercutiu a tragédia vivida por moradores de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em decorrência dos fortes temporais que atingiram a cidade na última terça-feira (15). Segundo ele, o que aconteceu mostra falha estrutural do poder público.

Kennedy reconhece que as mudanças climáticas estão ficando cada vez mais frequentes, resultando em eventos extremos, como o que aconteceu na região serrana do Rio. No entanto, afirma ele, o poder público, como os prefeitos, os governadores e o presidente da República precisam levar isso em conta e tomar medidas.

"Temos que melhorar nosso sistema de alerta, de defesa civil, a questão da moradia. O governo do presidente Jair Bolsonaro não tem nenhuma política habitacional que pode ser levada a sério no Brasil. Ele acabou com o [programa] Minha Casa, Minha Vida", diz.

Kennedy cita também o negacionismo relacionado às mudanças climáticas pelo governo federal.

"O clima tem mudado mesmo no mundo todo. Um país com a dimensão e importância do Brasil tinha que ter um outro peso nessa discussão, e nosso presidente é negacionista em questões como essa", avalia.

Subiu para 110 o número de pessoas encontradas mortas em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade de Petrópolis. O último balanço foi dado pela Defesa Civil no início da tarde de hoje.