Topo

Esse conteúdo é antigo

Contador para o trânsito para sucuri de 5 m atravessar rodovia: 'Imponente'

Sucuri com cerca de 5m interrompeu o trânsito ao atravessar a BR-174, na região de Rorainópolis, no Sul de Roraima - Tailan Barros/Cortesia
Sucuri com cerca de 5m interrompeu o trânsito ao atravessar a BR-174, na região de Rorainópolis, no Sul de Roraima Imagem: Tailan Barros/Cortesia

Dyepeson Martins

Colaboração para o UOL, em Macapá

22/02/2022 20h36Atualizada em 22/02/2022 20h36

Uma sucuri com cerca de 5 metros surpreendeu motoristas que trafegavam pela BR-174, na região de Rorainópolis, no Sul de Roraima. O registro do animal atravessando a pista foi feito pelo contador Tailan Barros, 31, que disse ter chegado a confundir a cobra com um pneu.

O contador estava indo de moto até um cliente quando notou "algo muito brilhoso no asfalto". Ao perceber que se tratava do animal, Tailan contou ter estacionado o veículo no meio da via, como forma de garantir a travessia em segurança.

Eu vi um pedaço na beira da pista, preto e grande. Geralmente são aqueles pedaços de pneu. De longe, parecia um pneu. Quando cheguei mais perto vi que começou a brilhar, fiz o retorno e vi o que era. Foi aí que me preocupei e parei a moto de um jeito que não desse para passar nenhum carro.
Tailan Barros, contador

O vídeo foi gravado no dia 14, mas foi divulgado hoje. A região onde o registro aconteceu fica entre as vilas Vista Alegre e Bacabau e é distante de áreas urbanas, além de ter difícil acesso a sinais de telefone e internet. Por isso, os motoristas não conseguiram acionar órgãos ambientais.

O vídeo mostra o momento em que uma mulher toca na ponta da cobra. Tailan disse ter advertido a motorista na hora, pois o contato poderia fazer a sucuri se estressar durante o percurso, que durou pouco mais de cinco minutos.

"Fiquei dando sinal para que os motoristas parassem. Fiquei eufórico. Ela é muito bonita, é um negócio impressionante você ver um animal assim de verdade. Graças a Deus as pessoas tiveram consciência".

Uma das melhores experiências da vida

O contador morava na Bahia e há quatro anos decidiu residir em Roraima por motivos de trabalho. Viajar por cerca de três horas pela estrada faz parte da rotina de atendimento aos clientes. Mas, desta vez, a viagem proporcionou a maior experiência dele no estado e uma das melhores da vida.

"Não foi só eu, outras pessoas também ficaram maravilhadas. Foi a minha maior surpresa em Roraima e uma das melhores da vida, na verdade. É indescritível ver o tamanho e como ela é imponente. Até o cheiro é muito característico. Difícil esquecer".

O ideal é esperar a travessia

Para a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) de Roraima a atitude tomada pelo motorista foi a correta.

Segundo o Sargento Aurino Oliveira, quem presenciar um animal na estrada deve tomar todos os cuidados necessários e deixar que a espécie conclua o percurso. Caso o animal esteja ferido, é necessário acionar a instituição.

"A nossa orientação é deixar o animal atravessar de forma natural, justamente para não correr o risco de surpreender ele, que vai se defender. Se for necessário, é ideal ligar para o 190 ou 193 que nós fazemos o resgate e levamos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que é coordenado pelo IBAMA", explicou.