Topo

Esse conteúdo é antigo

Petrópolis: Mais de 300 animais resgatados precisam de lares e cuidados

Mais de 300 animais foram resgatados de desmoronamentos em Petrópolis - Prefeitura de Petrópolis/Reprodução
Mais de 300 animais foram resgatados de desmoronamentos em Petrópolis Imagem: Prefeitura de Petrópolis/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 04h00

Mais de 300 animais de regiões afetadas pelas chuvas em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foram resgatados ao longo da semana que se seguiu aos deslizamentos e enxurradas que deixaram pelo menos 193 mortos.

Agora, o município organiza o acolhimento daqueles bichos cujos donos não apareceram em abrigos temporários e convoca veterinários voluntários para ajudar os feridos. A ideia é que, em breve, uma campanha de adoção seja organizada para os desabrigados.

Até o momento, 84 lares temporários foram cadastrados para receberem os bichos. Aqueles que tiverem interesse em fornecer acolhimento para os animais, devem ter comprovante de residência e fornecer dados como CPF, nome completo e telefone para o número (24) 99204-0647.

Os veterinários que desejarem se voluntariar para auxílio aos animais feridos devem entrar em contato com o mesmo número, informando os dados anteriores e o registro CRMV.

A Defesa Civil também recebe doações de ração no centro da cidade e realiza a distribuição dela para aqueles que não têm condições de prover para os animais.

carlos - TV Globo/Reprodução de vídeo - TV Globo/Reprodução de vídeo
Carlos tirou encontrou cachorro Pitoco após deslizamento em Petrópolis
Imagem: TV Globo/Reprodução de vídeo

Um dos animais resgatados por voluntários após as chuvas na região foi Ziron, de 5 anos, pet do publicitário Carlos Menezes, 27, que conseguiu recuperar os dois bichos de estimação da família após a casa na qual morava com mãe, avó e irmão ser derrubada por uma enxurrada no Morro da Oficina.

O outro cachorro da família, Pitoco, também foi avistado por voluntários, mas resistiu às tentativas de resgate e só deixou o local do desmoronamento nos braços do publicitário. Carlos continua a procurar pelo irmão e pela avó, que desapareceram após o desmoronamento.