Topo

Esse conteúdo é antigo

Cratera se abre em trecho da linha 11-Coral da CPTM e gera transtorno; veja

Cratera se abriu após fortes chuvas na zona leste - Reprodução/TV Globo
Cratera se abriu após fortes chuvas na zona leste Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 12h21Atualizada em 08/03/2022 19h14

A linha 11-Coral da CPTM está circulando com velocidade reduzida e em via única após a SIRUB (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) ser acionada para realizar obras emergenciais nos trilhos ontem. Segundo a companhia, por causa das fortes chuvas que vêm atingindo a zona leste de São Paulo, uma erosão foi observada no local e teve que ser contida em função de uma galeria pluvial que passa por debaixo dos trilhos próximo à região de Itaquera.

Por causa da cratera, os trens estão circulando em via única entre as Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. A CPTM solicitou ao Metrô que as transferências nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, seja gratuita para os passageiros durante todo o período de obras. Além disso, para o horário de pico de hoje, o sistema Paese deve ser acionado, segundo informou a companhia.

"A CPTM monitora a operação minuto a minuto e a estratégia para garantir o mínimo possível de transtornos é avaliada de acordo com as necessidades do momento. A companhia está analisando junto à Prefeitura todas as possibilidades para que o período de obras transcorra da melhor maneira possível para os seus passageiros", diz nota.

De acordo com a companhia, serão disponibilizados 36 ônibus entre 16h e 20h, sendo seis no trajeto entre as Estações Luz e Brás e 30 entre as Estações Brás e Guaianases (parando em todas as estações), Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio. Na parte da manhã, das 5h às 9h, a quantidade de veículos se mantém nos mesmos trajetos.

Na Estação Luz, a saída e chegada dos ônibus ocorre em frente à Pinacoteca, na Praça da Luz. Já no Brás, no acesso da Rua Domingos Paiva, e em Guaianases, no terminal norte de ônibus, ao lado da Estação. Nos outros quatro locais, os embarques e desembarques serão ao lado de cada estação.

"Em todos os locais os colaboradores da CPTM estarão prontos para auxiliar em caso de dúvidas. Os passageiros que forem utilizar os ônibus do Paese devem pegar uma senha antes de passar pelas catracas das estações e apresentá-la tanto na entrada no ônibus quanto na entrada da estação de destino". A CPTM ainda informou que haverá um aumento de colaboradores na Linha 3-Vermelha para auxiliar o deslocamento.

Nas redes sociais, diversos passageiros reclamaram da situação dos trens durante a manhã de hoje, mostrando fotos e vídeos de trens superlotados.

Ainda não foi informada a data do fim da intervenção no local.