Topo

Esse conteúdo é antigo

Avanço de frente fria no Sul gera risco de temporais; veja previsão

Chuva registrada em Porto Alegre nesta semana - Reprodução/Twitter @fernao_berthold
Chuva registrada em Porto Alegre nesta semana Imagem: Reprodução/Twitter @fernao_berthold

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 11h41Atualizada em 09/03/2022 12h00

A chegada de uma frente fria amanhã no Sul do Brasil deve provocar novos temporais na região. Segundo a Climatempo, as temperaturas também devem cair, inclusive na capital Porto Alegre, onde a máxima prevista é de 23ºC na sexta-feira (11). As massas também deve mudar o tempo em São Paulo no sábado, após mais de duas semanas registrando temperaturas acima de 30ºC.

O risco de temporais deve aumentar no oeste e leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul e as chuvas devem ocorrer a qualquer momento na região de Uruguaiana, Campanha Gaúcha e planalto paranaense. Por conta desse cenário, há risco de alagamentos, enxurradas e ventanias.

As chuvas devem persistir durante o fim de semana. As máximas em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis não devem passar dos 25°C pelo menos até o domingo (13). Na Região Serrana, as temperaturas podem ficar abaixo dos 20°C. No entanto, ainda há previsão de algumas máximas em torno dos 30°C em outras partes de Santa Catarina e do Paraná.

O sudeste também deve ser atingido com a nova frente fria, provocando temporais, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e risco de granizo em alguns locais. As temperaturas em São Paulo devem cair no sábado (12), quando o dia fica completamente nublado. O sol deve reaparecer no domingo, mas as chuvas permanecem, especialmente no período da tarde e da noite.

O verão acaba no próximo dia 19 e a previsão meteorológica é de que, com o fim dela e com a chegada do mês de abril, os tempos amenos se aproximem. Altas temperaturas ainda podem ser sentidas nas próximas semanas, principalmente entre as regiões Sul e Sudeste — mas não há expectativa de novos recordes históricos de calor.

Chuvas no Sul

A região acaba de enfrentar a passagem de uma frente fria, que está se afastando hoje. Na noite de segunda-feira (07), a região de Tijucas (SC) acumulou 86mm de chuva em apenas uma hora, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), devido ao fenômeno somado com o calor e a alta umidade.