Topo

Esse conteúdo é antigo

Curitiba: vereador do PT aparece secando o cabelo durante sessão da Câmara

Colaboração para o UOL, em Brasília

10/03/2022 11h22

O vereador Renato Freitas (PT), que integrou ato antirracista numa igreja em Curitiba no mês passado, apareceu secando os cabelos durante sessão na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) realizada nesta semana pela Câmara da capital paranaense.

Na reunião, os parlamentares votavam a proposta sobre o uso de linguagem neutra, que é a substituição dos artigos masculino e feminino para caracterizar as palavras, de forma que pessoas não binárias (que não se identificam com nenhum dos dois gêneros) e intersexo se sintam representadas.

Conforme mostra o vídeo, Freitas entra na reunião 30 minutos após ela ter sido iniciada, enquanto a relatora do projeto, Amália Tortato, explicava proposta apresentada pelo vereador Eder Borges (PSD), contra o uso e a difusão do "dialeto não binário" na cidade.

Na avaliação do político petista, a ação, que durou cerca de 40 segundos, não comprometeu a sessão.

"A CCJ estava começando, e eu estava terminando de secar o cabelo. Não comprometeu em nada a reunião, e como mostra a imagem, não durou nem um minuto sequer", disse ele por meio de seu perfil do Instagram.

Invasão a igreja

Em 5 de fevereiro deste ano, o vereador participou de invasão à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, durante protestos de repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe. Em sessão na Câmara, Freitas pediu desculpas pela atitude.

"Algumas pessoas se sentiram profundamente ofendidas, e para essas pessoas eu sinceramente e profundamente peço perdão. Desculpa. Não foi, de fato, a intenção de magoar ou de algum modo ofender o credo de ninguém. Até porque eu mesmo, como todos sabem, sou cristão", disse o parlamentar.

O vereador Renato Freitas (PT-PR) em protesto em igreja de Curitiba  - Reprodução - Reprodução
O vereador Renato Freitas (PT-PR) em protesto em igreja de Curitiba
Imagem: Reprodução