Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Veja quem é a família morta em Irpin após ataque

Tatiana Perebinis, 43, morta em ataque russo a civis em Irpin - Reprodução/Facebook/SE Ranking
Tatiana Perebinis, 43, morta em ataque russo a civis em Irpin Imagem: Reprodução/Facebook/SE Ranking

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 11h06Atualizada em 09/03/2022 15h06

Sergey Perebeinis fez uma postagem nas redes sociais para homenagear a esposa e os filhos, mortos em um bombardeio na cidade de Irpin, perto de Kiev, na Ucrânia, no domingo (6). Ele não estava no local no momento da explosão.

Um registro feito por uma fotógrafa para o jornal americano The New York Times mostrou os três mortos na calçada, enquanto soldados ucranianos tentavam salvar a vida de um homem que estava próximo a eles.

Sergey publicou fotos da companheira, Tatiana, 43, e dos filhos Alise, 9, e Nikita, 18. "Levaram todos eles. Tania [apelido de Tatiana] não conseguiu. Por que isso para mim? Quem é o próximo? Estou no caminho. Preciso vê-los uma última vez. Perdoem-me, eu não os protegi", escreveu ele em sua conta no Facebook na segunda-feira (7).

Nikita morreu ao lado da irmã e da mãe em ataque na Ucrânia - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс
Nikita morreu ao lado da irmã e da mãe em ataque na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс

A SE Ranking, empresa em que Tatiana trabalhava, também publicou uma homenagem. "Estamos devastados em dizer que ontem nossa querida colega e amiga Tatiana Perebeinis, contadora-chefe da SE Ranking, foi morta com seus dois filhos por morteiros russos", diz o comunicado.

Alise morreu com a mãe e o irmão em ataque na Ucrânia - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс
Alise morreu com a mãe e o irmão em ataque na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс

Sergey fez ainda outra postagem pedindo informações sobre os dois cachorros da família, que estavam com Tatiana e os filhos no momento da explosão. "Amigos, lutarei por todos os membros da minha família. Esperando por um milagre. Caso alguém tenha visto, escreva. Afinal foram muitas testemunhas", escreveu ele.

Cachorro morreu após ser alvo de explosão em Irpin, na Ucrânia - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс - Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс
Cachorro da família morreu após ter tido uma pata amputada
Imagem: Reprodução/Facebook/Сергій Перебийніс

Posteriormente, o homem disse que o cão mais velho, que havia sobrevivido inicialmente à explosão, foi levado a um veterinário e teve uma pata amputada, mas acabou morrendo depois. "Obrigado ao jornalista que mostrou humanidade", escreveu sobre uma foto que mostra um profissional da imprensa carregando o animal ferido após o ataque.

No início do mês, Sergey relatou nas redes sociais que nasceu em Donetsk, mas deixou o local em 2014, "quando a guerra chegou pela primeira vez na minha casa". Naquele ano, começou a guerra civil entre o governo e rebeldes separatistas na região, que fica a leste da Ucrânia.

"Na semana passada, a guerra chegou ao meu novo lar. Esta é a minha pequena cidade Irpin, perto de Kiev. Os ocupantes russos estão pressionando para destruí-la usando aeronaves. Eles destroem nossas casas. As pessoas estão morrendo. Quantos civis devem morrer antes de você acordar? Por favor, feche o céu sobre a Ucrânia! Não sobreviveremos sem o seu apoio. Vamos lutar até o último soldado. Mas lembre-se, a morte de cada criança estará em sua consciência", escreveu ele na ocasião.

Cerco a Irpin

Atualmente, forças russas tentam ocupar e controlar Irpin. A cidade de cerca de 43 mil habitantes é vizinha de Kiev, principal alvo dos militares do país eurasiático, e o centro das duas localidades são separados por cerca de 25 km.

Irpin se viu na linha de frente entre as forças russas e ucranianas na semana passada. Civis precisaram viajar a pé por estradas bombardeadas e pontes danificadas.

Até o último fim de semana, autoridades ucranianas e veículos jornalísticos internacionais relatavam que oito civis haviam morrido na localidade por causa de ataques da Rússia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Na semana passada, circularam pelas redes sociais imagens de ataques a um prédio residencial localizado na cidade, em vídeos gravados por jornalistas ucranianos.

Em meio dos ataques, o ator ucraniano Pashe Lee, 33, que se juntou ao Exército do país para deter o avanço das forças russas, morreu em combate. No país, ele era conhecido por ter participado da dublagem de filmes de Hollywood.

Civis que buscam fugir da cidade estão tendo que atravessar uma prancha estreita de madeira por cima do rio da cidade, já que a ponte de concreto da localidade foi deliberadamente destruída pelas forças ucranianas, de modo a deter o avanço de militares russos.