Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacaré não deixa ninho e morre junto a bichos nativos em incêndio em MS

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 20h32Atualizada em 11/03/2022 09h10

Um incêndio na região do Passo do Lontra (MS), no Pantanal, deixou animais mortos na manhã de hoje. Foram encontrados lagartos, cobras, e até mesmo um jacaré sem vida, ao lado de um ninho com todos os ovos destruídos pelo calor das chamas.

Os primeiros levantamentos sobre os bichos atingidos pelas chamas foram feitos por equipes do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal. "Infelizmente, a fêmea não abandonou o ninho e acabou sendo carbonizada. Seus ovos, que estavam prestes a eclodir, ficaram cozidos. Nenhum dos filhotes sobreviveu", explica em entrevista ao UOL Sérgio Barreto, biólogo do Instituto Homem Pantaneiro.

Ele conta que a equipe recebeu os primeiros vídeos sobre o incêndio na região na noite da terça-feira (8) e foi até o local na manhã de hoje em busca de animais feridos após seguir o protocolo e esperar que o Corpo de Bombeiros controlasse o fogo na área.

A visita inicial dos especialistas foi para reconhecimento dos danos causados à área, mas não há até o momento um levantamento de quantos animais podem ter morrido. Nenhum bicho ferido foi encontrado até o momento, o que, de acordo com o biólogo, é um bom sinal.

Na análise dos especialistas, porém, animais de maior porte, como veados e antas, que têm maior facilidade de fugir, podem levar de três a seis dias para aparecerem com ferimentos ou em áreas mais "urbanas" da região, como pousadas, em busca de ajuda.

"Se qualquer animal apresentar algum tipo de lesão que necessite de atendimento, a gente vai até o local e faz a contenção e os primeiros socorros a este animal. Se for necessário, ele vai para o CRA, que é o Centro de Reabilitação Animal de Campo Grande", explica.

De acordo com o grupo, o incêndio na região do Passo da Lontra foi iniciado ainda na tarde da terça-feira (8) e atingiu as margens da Estrada Parque, na MS-184. As equipes que foram em busca de animais feridos afirmaram que a maior parte do fogo tinha sido controlada até a tarde de hoje, com poucos focos na região.

O UOL buscou a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para tratar do controle do incêndio, mas o órgão informou: "no momento, estamos ocupados com outras demandas".