Topo

Esse conteúdo é antigo

PM de folga é espancado e leva 8 tiros na Cidade de Deus

O hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - Divulgação/ Prefeitura do Rio de Janeiro
O hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/ Prefeitura do Rio de Janeiro

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL

21/03/2022 09h57Atualizada em 21/03/2022 12h36

Um policial militar de folga foi espancado e baleado oito vezes na favela do Karatê, na Cidade de Deus, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro. Ele foi entregue por moradores às equipes da PM que foram acionadas para a ocorrência na favela. O militar foi socorrido ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na região. O caso ocorreu na noite de sábado (19) e, segundo a Polícia Militar, os agressores são criminosos que comandam o local.

O soldado da PM, que não teve o nome divulgado, foi atingido por um tiro no abdômen, três nas nádegas, um em cada coxa, joelho e pé, segundo a corporação. Ele tinha também sinais de agressão, como um corte na testa, e estava desarmado.

A vítima é lotada no 4º Batalhão da PM, em São Cristóvão, na zona norte, e foi rendida ao passar de moto na região.

Por volta de 23h55, o Batalhão da PM de Jacarepaguá foi acionado para a ocorrência. Ao perceberem a chegada da polícia, os traficantes ordenaram que um morador retirasse o policial do interior da favela, segundo a PM. A moto e a identidade do militar também foram devolvidas pelos criminosos. Ninguém foi preso. As informações constam em um resumo interno de ocorrência da corporação.

Procurada, a PM confirmou a ocorrência: "um policial militar de folga foi encontrado ferido por disparo de arma de fogo e com sinais de agressão. A vítima foi socorrida ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, onde permanece internada".

Segundo a unidade de saúde, o estado de saúde do agente é estável.

A ocorrência foi registrada na delegacia da região.

Procurada, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do fato. Os investigadores aguardam a alta médica da vítima para tomada de depoimento.

Em 2022, o Instituto Fogo Cruzado mapeou que 20 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio: 12 deles morreram e 8 ficaram feridos. Dos 20 agentes de segurança baleados, 18 eram policiais militares — 10 deles morreram e 8 ficaram feridos.