Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria impulsiona chuvas intensas para SP; ciclone afetará região Sul

Nuvens carregadas encobrem o céu na região central de São Paulo. - Luiz Guarnieri/Estadão Conteúdo
Nuvens carregadas encobrem o céu na região central de São Paulo. Imagem: Luiz Guarnieri/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2022 12h45Atualizada em 25/03/2022 15h30

Uma frente fria avança hoje sobre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul prometendo chuva forte em muitos municípios. Alguns pontos da região Sul também devem ser afetados por temporais. Por outro lado, no Rio Grande do Sul, um ciclone estimula a queda de temperatura e ar seco.

De acordo com informações do site Climatempo, grandes volumes de chuvas devem cair no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná e em parte de Santa Catarina. Há possibilidade das tempestades contarem com rajadas de 70 km/h a 90 km/h. No centro-oeste e sul de São Paulo, existe previsão de chuva intensa, com exceção dos municípios do norte do estado.

São Paulo terá mínimas de 21ºC no fim de semana, podendo chegar a 30ºC amanhã e 27ºC no domingo. No Rio de Janeiro, o calor é bem maior: máximas podem chegar a 37ºC amanhã e 34ºC no domingo.

Existe risco de instabilidades também nas regiões Norte e Nordeste, com pancadas de chuvas a qualquer hora. Estima-se que os temporais ocorrerão de modo rigoroso no Rio Grande do Norte e Amapá em virtude da Zona de Convergência Tropical (ZCIT), que vai propagar nuvens de chuvas em alguns municípios desses estados.

Em contrapartida, a chegada de uma massa de ar seco em alguns pontos do Centro-Oeste atenua as possibilidades de chuvas para Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Goiás. O sol e calor devem permanecer ao longo do dia na capital do Rio de Janeiro e em muitas cidades do estado, mas no interior, há riscos de temporais.

A frente fria se manifestará de modo agressivo em Santa Catarina e no Paraná nesta sexta-feira, onde já acontecem quedas de chuva e forte ventania em muitos municípios, o indica altos volumes em alguns pontos. Para o Paraná, há o risco de temporais isolados.

Previsão para RS

Um ciclone extratropical no Rio da Prata que se formou junto com a frente fria que chegou recentemente ao sul do Brasil deve provocar ventanias ao longo de Buenos Aires e em algumas cidades do Uruguai.

No entanto, esse fenômeno trouxe uma massa de ar seco e frio que vai garantir uma condição térmica mais amena para o Rio Grande do Sul, segundo informações do MetSul. Porto Alegre deve ter de 16ºC a 23ºC amanhã e de 15ºC a 26ºC no domingo.

No sul e leste gaúcho, muitos moradores de municípios locais podem sentir uma expressiva queda na temperatura em decorrência de rajadas de vento, cuja intensidade pode variar ao longo do dia, mas se manterá moderada.

Embora o tempo fique mais aberto e ensolarado no Oeste, Centro e Sul do estado, as regiões Norte e Nordeste ficarão com o céu nublado, com possibilidade de chuva e garoa em municípios litorâneos e naqueles que fazem fronteira com Santa Catarina. Mesmo assim, durante a tarde, a nebulosidade deve reduzir aos poucos para dar espaço para a chegada do sol.