Topo

Esse conteúdo é antigo

Gavião invade quarto e dá susto em jornalista no RJ: 'Bateu um medo'

Gavião entrou na casa de família durante vendaval no Rio de Janeiro - Reprodução/TikTok
Gavião entrou na casa de família durante vendaval no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/TikTok

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 04h00Atualizada em 29/03/2022 11h10

Paloma Viana, 22, se surpreendeu ao ter a casa "invadida" por um gavião. A história, que aconteceu na tarde de terça-feira (22), fez sucesso no TikTok, onde um vídeo gravado durante o resgate improvisado teve mais de 5,8 milhões de visualizações e 500 mil curtidas.

O caso inusitado aconteceu na casa da família da jornalista, no Rio de Janeiro. A jovem estava na varanda, acompanhada da cadela de estimação, quando começou uma ventania.

Ela então decidiu entrar no sobrado em que mora com os pais para se abrigar dos fortes ventos, momento em que teve o encontro inesperado com o pássaro. A jornalista conta que estava sentada em uma escrivaninha quando viu um vulto passando pelo corredor que ia até o quarto de seus pais.

Em um primeiro momento, Paloma decidiu ignorar a situação, mas teve que agir depois que seu pet decidiu correr atrás da sombra que os dois tinham visto.

Antes mesmo de identificar o intruso, que estava no quarto de seus pais, a jornalista chamou a mãe, que estava no andar de baixo da casa, para contar sobre a presença estranha.

"Ela entrou sem entender nada mas falou: 'Não, Paloma, deve ser um pombo'. Ela foi pro quarto, eu fui atrás. Primeiramente, a gente estava tentando entender que bicho que era, ele estava se debatendo pra tentar sair, mas não tinha como sair pela janela do próprio quarto porque ela é cheia de grades", explicou a jornalista, em entrevista ao UOL.

@palomaaviana tô sem acreditar até agora #fy #animais ? Envolver - Anitta

Com a ajuda de algumas roupas que estavam sobre a cama, a mãe da jovem conseguiu imobilizar a ave, que permaneceu imóvel e com as asas abertas. Neste momento, mãe e filha já identificaram que o animal era, na verdade, um gavião.

"A gente não sabia o que fazer, mas a primeira coisa que pensei é que era uma ave muito grande, um gavião, então a gente tinha que chamar os bombeiros. Mas minha mãe falou que não e foi lá (resgatá-lo), toda corajosa", detalha ela - apesar de a atitude não ser a indicada para esses casos.

"Na primeira vez, a garra dele deu uma arranhada de leve nela, mas ela tentou de novo conter ele. Ela ficou nervosa, mas depois começou até a conversar com ele, dizendo que não iria machucar, que iria soltá-lo".

Paloma afirma que, apesar do pequeno arranhão da mãe e da situação de stress, o gavião não tentou avançar sobre as duas.

Após o embate contra a ave, a mãe da jornalista levou o animal de volta para a varanda, vizinha ao quarto em que ele entrou, e o deixou descansando sobre um sofá.

"A gente deixou ele lá parado e ficou observando. Teve até alguns momentos que ele abriu as asas, em posição de ataque, mas não tentou avançar. E eu fiquei presa no quarto com a minha cachorrinha, porque ela não parava de latir. Mas, uma hora, uma planta da varanda caiu e quando eu fui pegar e virei em direção ao sofá, acho que ele entendeu que eu ia pegar ele e saiu voando".

Paloma detalha que o gavião voou "normalmente" e não tinha nenhum ferimento aparente, pousando na casa de um vizinho.

"Ele ficou parado ali uns 10 minutos antes de ir embora e depois saiu voando. A nossa reação foi realmente tentar tirá-lo de casa. Bateu um medo de ele atacar a minha mãe, já que ela ficou muito próxima dele, mas quando a gente viu que em nenhum momento ele tentou atacar a gente ficou um pouco mais tranquila, ainda mais quando minha mãe conseguiu conter ele", concluiu.