Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é preso suspeito de matar e pôr corpo de companheira em porta-malas

Jesaias Rocha Meneses, 28, foi preso suspeito de matar a companheira Jaciara Baia Figueiredo, 38 - Reprodução/Facebook
Jesaias Rocha Meneses, 28, foi preso suspeito de matar a companheira Jaciara Baia Figueiredo, 38 Imagem: Reprodução/Facebook

Dyepeson Martins

Colaboração para o UOL, em Macapá

29/03/2022 13h04Atualizada em 30/03/2022 08h00

O autônomo Jesaias Rocha Meneses, 28, foi preso na madrugada de ontem, por suspeita de matar a companheira Jaciara Baia Figueiredo, 38, encontrada morta e com sinais de atropelamento na BR-210, Zona Norte de Macapá (AP). Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), ele fugiu do local após ser flagrado por uma testemunha tentando colocar o corpo da vítima no porta-malas do carro.

"Quando ele viu [a testemunha], largou o corpo e saiu com o carro. Esse foi o tempo que chegamos no local e ele voltou a pé [para a região do atropelamento], foi abordado e preso. Na hora, ele não soube precisar o que aconteceu. O que sabemos é que eles passaram a noite bebendo, mas não sabemos se houve uma briga, pois ele não colaborou mais", afirmou ao UOL o chefe de operações da PRF/AP, Francimuller Nascimento.

O carro do autônomo foi encontrado estacionado no conjunto habitacional onde o casal morava, também na Zona Norte da cidade. O para-choque traseiro do veículo estava amassado e tinha vestígios biológicos da vítima, segundo a DCCM (Delegacia de Crimes contra a Mulher).

carro - Divulgação/PRF/AP - Divulgação/PRF/AP
Imagem: Divulgação/PRF/AP

Segundo a Polícia Civil, o suspeito - que deve ser indiciado por feminicídio - negou o crime e disse que o casal voltava de uma festa quando a companheira pediu para descer do carro porque precisava urinar.

28 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Jesaias Rocha Meneses, 28, foi preso suspeito de matar a companheira Jaciara Baia Figueiredo, 38
Imagem: Reprodução/Facebook

O autônomo alegou que Jaciara foi atropelada por um outro veículo, enquanto ele a aguardava. Ele afirmou que não tinha habilitação e, por isso, tirou o carro da via.

O suspeito confirmou à polícia que tentou carregar a companheira, mas para socorrê-la. Ele disse que desistiu de carregá-la após perceber que "algo estava quebrado nas costas dela".

Ainda durante o depoimento, o autônomo falou que retornou à via para aguardar pelo atendimento do Corpo de Bombeiros, mas acabou sendo preso. O UOL entrou em contato com a defesa por meio de mensagens, mas não teve retorno.

Agressão anterior

Nas redes sociais, Jesaias e Jaciara compartilhavam mensagens de carinho e memes sobre os dois, que estavam juntos há três anos e moravam com mais quatro filhos da vítima. A última interação aconteceu no dia 27 de março.

Uma testemunha relatou à polícia que a relação do casal era aparentemente harmoniosa, mas que o suspeito teria agredido a vítima anteriormente.

Em um dos episódios, Jesaias teria quebrado uma televisão durante uma discussão com Jaciara, que, segundo a testemunha, chegou a dizer estar "saturada" do relacionamento. Durante o interrogatório, o suspeito negou ter cometido qualquer agressão.