Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas no RJ: advogado morreu enquanto resgatava pessoa em rua alagada

O advogado Daniel Ribeiro Pessoa - Reprodução/OAB
O advogado Daniel Ribeiro Pessoa Imagem: Reprodução/OAB

Ruben Berta

Do UOL, no Rio

02/04/2022 22h01

Pai exemplar e profissional competente. É assim que o advogado trabalhista Daniel Ribeiro Pessoa era conhecido na cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense. Na tarde desta sexta (1), ele morreu eletrocutado enquanto resgatava uma mulher que estava num carro numa rua alagada, no bairro Santo Elias.

Pessoa é uma das 14 vítimas registradas até o momento em decorrência das chuvas que castigam o Estado do Rio. A situação é mais crítica nas cidades de Paraty, onde houve sete mortos de uma mesma família, e Angra dos Reis, com seis óbitos confirmados até o momento, além de cinco pessoas desaparecidas.

O advogado ia buscar a esposa no trabalho na tarde de sexta quando começou o temporal. Na rua Antônio Borges, ajudou uma mulher que estava dentro de um carro e acabou sofrendo uma descarga elétrica.

"Ele retirou a mulher e quando estava chegando na calçada segurou num poste para não ser levado pela correnteza. Foi quando houve a descarga elétrica", conta o amigo e também advogado Julio Cesar Silvano.

Um motociclista que passava pelo local ainda tentou reanimar o advogado, sem sucesso. Pessoa deixa dois filhos, um de sete meses e outro de 8 anos. A subseção de Mesquita e Nova Iguaçu da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) emitiu uma nota de pesar pela morte.

"Era um incrível advogado trabalhista, muito competente, um verdadeiro herói, um grande amigo. Não tenho palavras pela honra de tê-lo como companheiro de trabalho e principalmente como amigo", acrescentou Silvano.

Na Baixada Fluminense, além de Mesquita, também houve estragos nas cidades de Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Em Belford Roxo, segundo a prefeitura, há 300 pessoas desalojadas. Foram 180 pontos de alagamento registrados. Em Nova Iguaçu, foram 50 ocorrências de atendimentos da Defesa Civil, mas sem vítimas.

Neste sábado, o governador Cláudio Castro (PL) esteve em Nova Iguaçu e anunciou o envio de 40 bombeiros para auxiliar no atendimento da população em regiões que ficaram alagadas.