Topo

Esse conteúdo é antigo

Família morta em deslizamento em Paraty vivia de pesca e plantação

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2022 14h57Atualizada em 02/04/2022 16h47

A família de Lucimar de Jesus Campos, que morreu junto de seis filhos após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingiram Ponta Negra, na cidade de Paraty (RJ), era uma família tradicional caiçara. O local é um ponto turístico da cidade, cujo acesso se dá por barco ou por trilha. Vivem ao menos 200 pessoas na região que vinha sofrendo com fortes chuvas há dois dias.

Um primo de Lucimar, que trabalha como guia na região, disse que a família era acostumada a plantar e pescar. Edimar Souza, 36, que também é pescador, disse que foi a primeira vez que ocorreu um deslizamento dessa proporção em Ponta Negra.

"Ninguém esperava. Aqui as casas são todas juntas. Cada um estava na sua casa pois estava chovendo muito e de repente aconteceu isso."

Foi muito rápido e ninguém esperava. Não sobrou nada. A casa dela foi a mais afetada.
Edimar Souza conversou com a reportagem do UOL

Emocionado, Edimar lamentou a perda da família.

"Já chorei muito. Estou muito triste. É como se a gente tivesse morrido também. Era uma família caiçara, pegavam vara de bambu para pescar, catavam camarão, todos pescavam, ela [Lucimar] era pescadora, fazia de tudo, cuidava de roça, plantava."

Lucimar e os sete filhos sempre moraram em Ponta Negra. Apenas um foi resgatado com vida e, depois de receber atendimento no Hospital Municipal, foi encaminhado para o hospital de Praia Brava.

Lucimar e um dos filhos mortos em Paraty - Reprodução / Facebook - Reprodução / Facebook
Lucimar e um dos filhos mortos em Paraty
Imagem: Reprodução / Facebook

Edimar não tem informações sobre o estado de saúde dele.

As crianças que foram removidas dos escombros, sem vida, foram identificadas como João, 2, Estevão, 5, Yasmim, 8, Jasmin, 10, e Luciano, 15, e Lucimara, 16.

No total, sete casas foram atingidas por deslizamentos e há mais quatro pessoas feridas, informou a prefeitura.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil continuam no local apoiando as ações de resgate. No total, 22 bairros em Paraty foram atingidos por alagamentos e outras ocorrências ligadas às chuvas. São 71 famílias desalojadas até o momento