Topo

Esse conteúdo é antigo

Seis morrem após deslizamento em Angra dos Reis; 5 estão desaparecidos

Thaís Augusto e Marcela Lemos

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 08h56Atualizada em 02/04/2022 19h25

Ao menos seis pessoas, entre elas três crianças entre 4 e 11 anos, morreram hoje após um deslizamento de terra em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que atingiu sete casas. Outras cinco pessoas ainda estão desaparecidas após fortes chuvas na região. As informações são da Prefeitura de Angra dos Reis.

Nas últimas 48 horas, Angra registrou um volume recorde de chuvas, o equivalente a 655 mm no continente e 592 mm na Ilha Grande —índices jamais registrados anteriormente no município, segundo a prefeitura.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o deslizamento ocorreu por volta das 3h50 na rua Francisco Cesário Alvim, no bairro de Monsuaba. A Defesa Civil foi acionada e resgatou cinco pessoas.

Todas as sirenes do sistema de alerta de Angra —28 no total, distribuídas em 20 blocos —, soaram em áreas com risco de deslizamento e alagamento na madrugada, para alertar moradores.

As aulas em escolas públicas municipais foram suspensas e, no momento, 19 moradores se abrigaram nas instalações.

Segundo a prefeitura, um SMS sobre a possibilidade de chuvas fortes na região foi enviado aos moradores na quinta-feira (31). Ao todo, 70 bairros receberam mensagens de evacuação.

A Defesa Civil pede que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em caso de ser esta a orientação pelas sirenes, SMSs ou pessoalmente, pelos técnicos que estão nas ruas.
Recomendação da Prefeitura de Angra dos Reis

A região mais atingida pelas chuvas foi Ilha Grande, região turística da cidade. Um barco com 50 funcionários da prefeitura foi deslocado para dar apoio aos moradores.

02.abr.22 - Praia Vermelha em Ilha Grande - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Praia Vermelha, em Ilha Grande, após o temporal que atingiu o Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Redes sociais


A Prefeitura de Angra informou que o telefone 192 do Samu está com problemas. Foram disponibilizados cinco telefones para atender a chamados de moradores:

  • (24) 3365-7082
  • (24) 3365-1698
  • (24) 3368-5338
  • (24) 3368-5214
  • (24) 3368-5147

A Prefeitura de Angra confirmou três pontos de deslizamentos: no Morro do Carmo, na BR-101 altura da Vila Histórica e próximo da rua Tião Ramos.

Temporal afeta abastecimento de água e transportes

As chuvas prejudicaram o funcionamento dos principais sistemas que abastecem Angra dos Reis. Moradores relatam corte de água e de energia elétrica.

A Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) confirmou que alguns sistemas ficaram entupidos e o abastecimento da Grande Japuíba foi desligado por falta de qualidade da água.

O sistema da área central de Angra dos Reis, gerido pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), estava sem energia na elevatória e, por isso, sem funcionamento.

O transporte público está operando com maior intervalo nas linhas: 207 (Japuíba), T20 (Parque Mambucaba), T21 (Frade), 203 (Serra d´Água), 206 (Banqueta), 208 (Belém), 221 (Nova Angra), 403 (Camorim), 224 (Vila Nova), 225 (Campo Belo) e CO1 (Circular).

A rodovia RJ-155 está fechada para a circulação de veículos na altura dos túneis.

Interdição total na BR-101

A rodovia Rio-Santos (BR-101) está totalmente interditada nas proximidades de Monsuaba, Portogalo e Garatucaia após a queda de barreiras e pontos de alagamento entre as cidades de Mangaratiba e Paraty.

Os motoristas estão sendo orientados a retornar no sentido Rio de Janeiro.

Morte na Baixada Fluminense após chuvas

Uma pessoa morreu após o temporal que atingiu o município de Mesquita, na Baixada Fluminense.

À 0h de hoje, a Prefeitura de Mesquita elevou para o nível máximo o alerta na região por causa do temporal.

Governo federal dará apoio à Angra dos Reis

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, anunciou hoje o envio de ajuda ao município de Angra dos Reis e a outras cidades fluminenses afetadas pelas chuvas.

Um técnico da Defesa Civil Nacional já está no Rio de Janeiro para organizar ações de resposta e de socorro às vítimas. Também foram acionadas aeronaves das Forças Armadas para transportar militares do Corpo de Bombeiros até as regiões mais afetadas.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, também irá ao Rio de Janeiro e já contatou o governador Cláudio Castro (PL) e a prefeitura de Angra dos Reis.