Homem morre na Baixada após chuvas no Rio; cidade amanhece enlamaçada
Um homem morreu no município de Mesquita, na Baixada Fluminense, após as fortes chuvas que atingiram a região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Daniel Ribeiro Pessoa foi eletrocutado na Rua Antônio Borges, no bairro Santa Elias, que ficou alagada.
Os rios Dona Eugênia e da Prata transbordaram com o alto volume de chuva registrado na região. Em 3 horas, foram registrados mais de 266 mm de chuva em Mesquita.
Na noite de ontem, Mesquita entrou em estado máximo de alerta para as chuvas.
Na manhã de hoje, a equipe de serviços da Prefeitura de Mesquita estava nas ruas para desobstruir vias e limpar a sujeira. A cidade registrou alagamentos em diferentes pontos e amanheceu enlamaçada.
Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos e fotos de enchentes em Mesquita.
No município vizinho, Nova Iguaçu, a prefeitura informou que foram registrados cerca de 166 mm de chuva em apenas 4 horas, o que equivale a 175% da média de chuva para o mês de abril.
Segundo a prefeitura, 17 moradores de Nova Iguaçu estão desalojados. Não há registro de feridos até o momento.
Pelo menos dois hospitais em Nova Iguaçu foram afetados pelas chuvas. O Hospital Geral de Nova Iguaçu teve infiltrações nas paredes e 13 pacientes precisaram ser transferidos da chamada sala amarela para os setores de pós-operatório.
No Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, a água invadiu corredores, mas não houve danos aos pacientes nem equipamentos. É a primeira vez que água da chuva entrou no hospital, diz a prefeitura.
Na manhã de hoje, equipes da unidade estão drenando a água e realizando a limpeza do hospital.
Rio em estado de atenção; Paes pede que pessoas acreditem nas sirenes
Após uma noite de chuvas fortes e alagamentos, a cidade do Rio de Janeiro tem previsão de chuva fraca a moderado para este sábado. Neste momento, a chuva afeta, principalmente, a zona oeste da cidade.
O Rio entrou em estado de atenção às 9h25 "devido à previsão de chuva moderada e ao volume de ocorrências em decorrência da chuva de sexta-feira (1º)", informou o Centro de Operações da Prefeitura.
O estágio de atenção é o terceiro nível numa escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Em conversa com jornalistas na manhã de hoje, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ressaltou que a zona oeste é a região que mais sofre com alagamentos e o nível alto dos rios.
Apesar da previsão de chuva fraca a moderada, Paes pediu que as pessoas fiquem atentas.
"Em áreas de encosta, morro, o solo está muito encharcado. Há risco grande de deslizamento", afirmou. "Temos sirenes e equipes da Defesa Civil em todas as áreas de risco. É importante que os moradores acreditem nas sirenes."
A prefeitura tem um pluviômetro, não é achismo. Não tocamos a sirene à toa. Há um nível de chuva que coloca em risco as pessoas.
Prefeito Eduardo Paes pede que moradores acreditem nas sirenes de alerta
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.