Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete pessoas da mesma família morrem após deslizamento em Paraty

Marcela Lemos e Thaís Augusto

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 11h58Atualizada em 02/04/2022 16h50

Subiu para sete o número de pessoas da mesma família que morreram após um deslizamento de terra na comunidade costeira de Ponta Negra, em Paraty, segundo informações da Defesa Civil. Uma criança sobreviveu.

As vítimas são mãe e seus seis filhos. A mulher foi identificada como Lucimar de Jesus Campos e as crianças são João, 2, Estevão, 5, Yasmim, 8, Jasmin, 10, Luciano, 15, e Lucimara, 16.

Apenas um menino, Dorquel, foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital de Praia Brava. Um primo de Lucimar conversou com a reportagem do UOL: "É como se a gente tivesse morrido também".

Há outras quatro pessoas feridas, de outras famílias, mas sem gravidade. As informações mais recentes indicam que o deslizamento em Ponta Negra atingiu sete casas.

Desde quinta-feira (31), já choveu mais de 300 mm em Paraty.

Lucimar e um dos filhos mortos em Paraty - Reprodução / Facebook - Reprodução / Facebook
Lucimar e um dos filhos mortos em Paraty
Imagem: Reprodução / Facebook

Moradora não consegue voltar para casa desde quinta-feira

Uma moradora de Paraty está sem conseguir voltar para casa desde a noite de quinta-feira (31) devido aos deslizamentos que ocorreram na Rio-Santos (BR 101).

A vendedora e empreendedora Ana Mara Lopes, 36, deixou a cidade com destino a Ubatuba (SP) para fazer um curso e precisou passar a madrugada de sexta-feira na estrada.

"Ficamos presos no carro, tinha outros veículos na mesma situação na estrada. Era muita chuva e vento. Foi uma situação caótica. Fiquei de 22h de quinta às 15h de sexta com risco de cair mais alguma barreira na gente".

Ana Mara Lopes é vendedora e empreendedora, 36 anos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Ana Mara Lopes, 36, é vendedora e empreendedora
Imagem: Reprodução/Facebook

Na sexta, Ana Mara retornou com o marido para Ubatuba e por conta das interdições ainda não voltou para casa.

Hoje, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) interditou totalmente a rodovia Rio-Santos (BR-101) nas proximidades de Monsuaba, Portogalo e Garatucaia após a queda de barreiras e pontos de alagamento.

Ontem, um posto da PRF foi destruído por um deslizamento de terra em Paraty, na altura do km 579 da BR-101 (Rio-Santos). Uma viatura da corporação e um veículo foram atingidos, ficando praticamente soterrados, mas ninguém se feriu.

No total, 22 bairros foram afetados pelas chuvas em Paraty, desde alagamentos até deslizamentos. A Prefeitura de Paraty diz que 71 famílias estão desalojadas nos bairros Condado, Patrimônio e Ilha das Cobras.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil estão no local apoiando as ações de resgate.

O fornecimento de energia elétrica em Paraty está comprometido, informou a concessionária Enel. "Triplicamos o efetivo em campo para restabelecer o fornecimento de energia dos clientes afetados o mais rápido possível."