Topo

Esse conteúdo é antigo

Usinas de Angra 1 e 2 operam normalmente após fortes chuvas, diz estatal

Angra 2, usina nuclear brasileira instalada em Angra dos Reis - Divulgação
Angra 2, usina nuclear brasileira instalada em Angra dos Reis Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 23h50

A estatal Eletronuclear, responsável pela operação das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, informou neste sábado (2) que os dois locais operam normalmente, "com capacidade total", não tendo sido afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região sul fluminense. Ao menos 14 pessoas morreram em decorrência dos temporais em todo o estado.

"Há pontos de interdição parcial ou total da BR-101 RJ Sul [Rio-Santos] por conta de deslizamentos de terra, mas que não afetam as ações de resposta do Plano de Emergência Externo (PEE)", diz trecho da nota.

"A empresa está contribuindo com maquinário e pessoal para auxiliar na desobstrução das estradas, na medida em que integra o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde. O grupo reúne quase 40 instituições de cinco municípios, incluindo Angra dos Reis e Paraty, para atuar em emergências", acrescenta.

Ainda de acordo com o comunicado, o Hospital de Praia Brava - operado pela Feam (Fundação Eletronuclear de Assistência Médica) - está atuando no atendimento às vítimas das chuvas.

Paraty e Angra são as mais castigadas

A situação é mais crítica nas cidades de Paraty, onde houve o registro de sete vítimas de uma mesma família, e Angra dos Reis, com seis mortes confirmadas até o momento, além de cinco pessoas desaparecidas.

Em Mesquita, na Baixada Fluminense, segundo informações do Corpo de Bombeiros, um homem, identificado como Daniel Ribeiro Pessoa, morreu eletrocutado na rua Antônio Borges, no bairro Santa Elias, que ficou alagada.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu na manhã deste sábado um alerta que vai até 10h de domingo de "grande perigo". Há possibiidade de mais de 100mm de chuvas em 24 horas na região metropolitana, sul, norte e noroeste fluminense.