Topo

Esse conteúdo é antigo

Arma de grosso calibre é abandonada em árvore após ataques em Guarapuava

Arma de alto calibre foi deixada em árvore após ataque no Paraná; três policiais foram feridos durante ação de criminosos - Reprodução/TV Globo
Arma de alto calibre foi deixada em árvore após ataque no Paraná; três policiais foram feridos durante ação de criminosos Imagem: Reprodução/TV Globo

UOL, em São Paulo

18/04/2022 12h20Atualizada em 18/04/2022 16h04

Uma arma de grosso calibre foi abandonada em uma árvore após os ataques a uma empresa de transportes de valores, em Guarapuava (PR), durante a noite de ontem e madrugada de hoje. A arma foi achada pendurada em meio aos galhos, segundo a TV Globo.

No ataque, a quadrilha tinha como alvo uma transportadora de valores na cidade, que não chegou a ter dinheiro levado, segundo a PM (Polícia Militar), que teve a sede do 16º batalhão atingido por disparos. O ataque começou por volta das 22h30 e seguiu durante a madrugada. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) estima 30 suspeitos. Ninguém foi preso.

Na ação, três pessoas ficaram feridas em decorrência dos ataques: dois militares e um morador. Conforme a PM, os oficiais tiveram ferimentos nas pernas e cabeça. Já o civil teve um ferimento no braço, segundo a prefeitura de Guarapuava. Eles não correm risco de morte.

Para evitar a ação da polícia, os suspeitos, muitos deles armados com fuzil e metralhadora, de acordo com a PM, incendiaram a delegacia da Polícia Civil. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que os criminosos estavam utilizando carros blindados durante a ação.

As entradas de acesso a Guarapuava foram fechadas pelo grupo para impedir a chegada do reforço policial. Alguns veículos também chegaram a ser incendiados pelas ruas da cidade durante o crime.

Por volta da 1h55, a BR-277 estava com o trânsito interditado no km 353 e no km 330 por dois caminhões, um em cada local, que foram incendiados. A PRF confirmou que a ocorrência estava atrelada aos ataques e informou ao UOL que a via já foi liberada.

Na manhã de hoje, o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, afirmou, em entrevista coletiva, que a situação em Guarapuava está normalizada, após ação de criminosos. As equipes ainda buscam pelos suspeitos.

De acordo com a Protege, empresa de segurança que atua no município, a ação visava o cofre da empresa de sua base operacional, mas não teve sucesso. "Nos últimos anos, robustos investimentos e aplicação de novas tecnologias ampliaram ainda mais os rígidos padrões de segurança adotados pela empresa o que, certamente, contribuiu para o insucesso da ação criminosa". A empresa disse ainda colaborar com as autoridades e que "reconhece o relevante trabalho das forças de segurança no enfrentamento ao bando de criminosos que atacou a cidade".