Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria: SP pode ter dias mais frios do ano; BA tem alerta de chuvas

Temperaturas devem subir gradadivamente nesta semana -  ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Temperaturas devem subir gradadivamente nesta semana Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 13h43Atualizada em 18/04/2022 16h18

A aproximação de uma massa de ar frio de origem polar em São Paulo fez com que os termômetros registrassem a menor temperatura do ano na cidade. Apesar da predominância de sol nesta semana, a tendência é de que a capital ainda registre temperaturas baixas, podendo ocorrer novas menores mínimas do ano nos próximos dias. A chegada de uma massa de ar frio também deve chegar ao Nordeste, provocando intensas chuvas na Bahia, o que acende um alerta no estado.

Segundo a Climatempo, a mínima na capital paulista no sábado (16) foi de 13,1°C, superando a menor mínima do ano verificada ainda no dia anterior, sexta-feira (15), quando os termômetros marcaram 14,6°C.

A expectativa é de que entre hoje e amanhã um novo extremo para 2022 seja registrado. Além de São Paulo, outras capitais também registraram as temperaturas mínimas mais baixas. Na sexta-feira (15), Curitiba registrou 10,5°C e Florianópolis de 15°C.

Apesar do frio, o tempo segue firme em grande parte de São Paulo e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% durante a tarde, acendendo um estado de atenção para as consequências do tempo seco.

As chuvas serão isoladas e rápidas, nas áreas que fazem divisa com Minas Gerais, como o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e a região de Bragança Paulista. O tempo fica firme até sexta-feira (22), quando a chance de chuva aumenta.

Durante a semana, as temperaturas devem voltar a subir gradativamente. Na quarta-feira (20), a mínima é de 15 ºC e a máxima de 26 ºC. Na sexta-feira (22), a máxima pode chegar aos 29 ºC e no domingo (24), a mínima não deve ser menor que 20 ºC.

Chuvas intensas

O avanço de uma massa de ar fria na costa brasileira deve provocar intensas chuvas no estado da Bahia. Durante o fim de semana, algumas cidades já registraram volumes de chuva altos, se aproximando dos 200 mm, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Em Camamu, os índices pluviométricos chegaram a 191,6 mm, enquanto em Salvador foi de 113,2 mm.

A frente fria deve se afastar no sentido marítimo, mas os ventos vão contribuir para a entrada de umidade no estado. Assim, a previsão é que tenha mais chuva nos próximos dias, inclusive na capital, onde as rajadas de vento podem chegar a 55 km/h. A Climatempo alerta para o alto risco de enchentes e deslizamentos de terra na região.

A previsão é de que a média de chuva de abril em Salvador seja atingida ou superada ainda nesta semana. A do mês inteiro foi de 285 mm.