Tucano com bico quebrado recebe prótese 3D em MS; veja
Um tucano macho que estava com a parte superior do bico quebrada recebeu uma prótese 3D, em Mato Grosso do Sul. O animal estava no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
O médico veterinário do Cras, Dr. Lucas Cazati, contou que o tucano está sob os cuidados do instituto há oito meses.
"Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente", disse Cazati.
O veterinário afirmou que foi necessário esperar a fase adulta da ave para colocar a prótese no tucano. "Como a ave tinha muita dificuldade em se alimentar, esperamos ela chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dela."
Ele explicou que esse procedimento vinha sendo preparado há alguns meses. "No ano passado foi realizado um procedimento similar em outro tucano, no interior de São Paulo, mas a dimensão da prótese era menor", disse.
Além disso, em março de 2020, o Cras realizou um implante de bico em uma arara-Canindé e, em outubro do ano passado, uma prótese 3D foi implantada na perna de uma seriema adulta, uma ave típica dos cerrados do Brasil.
Produzida em filamento especial, a prótese foi feita em uma impressora 3D e doada pelo naturólogo Richard Rasmussen ao centro de reabilitação.
"O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal", concluiu Cazati.
Lucas também afirmou que o tucano se alimenta bem, se comporta bem e continua em observação e cuidados no Cras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.