Topo

Esse conteúdo é antigo

'Ele reagiu porque eu estava perto', diz namorada de jovem morto em assalto

Renan Silva Loureiro, de 20 anos, morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça em assalto na zona sul de São Paulo - Arquivo pessoal
Renan Silva Loureiro, de 20 anos, morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça em assalto na zona sul de São Paulo Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

01/05/2022 20h59Atualizada em 02/05/2022 08h14

A namorada de Renan Silva Loureiro, 20, vítima de latrocínio no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, deu detalhes do que o suspeito do crime, Axcel Gabriel de Holanda Peres, 23, falou pouco antes de atirar contra o jovem.

"Ele veio até mim e falou que se eu não fosse passar o celular, ele ia começar a atirar. O Renan decidiu reagir porque eu estava ali perto. Se ele estivesse sozinho, não teria reagido", disse em entrevista ao Fantástico.

A jovem, que não foi identificada, lembrou que o namorado pediu que ela corresse durante o roubo. "Não tinha como eu deixar ele sozinho naquela situação. Eu também não pensei que fosse acontecer o pior. Achei que o cara só fosse levar nossos celulares e depois ele ia embora", lembrou. Toda a ação durou 40 segundos e um bombeiro que morava na rua do crime e prestou os primeiros socorros à vítima constatou que ele já não tinha sinais vitais.

No dia da prisão de Axcel, Clarice Silva, mãe de Renan, lembrou que a namorada do filho pediu desculpas a ela durante o enterro dele.

"Ela veio me pedir desculpas, está extremamente abalada, se sentindo culpada. Falei para ela que ela foi de extrema coragem de ter permanecido ali, porque o Renan gritou para ela sair", contou Clarice em entrevista à Band.

Emocionada, ela disse que se sentiu grata pela presença da jovem no local. A namorada de Renan não teve a identidade revelada por precaução.

"Graças a esse gesto dela ele não morreu sozinho. Sinto tanto por ela. Se já é terrível para mim, imagina para ela que vivenciou aquilo?", disse.

Relembre o caso

Renan foi morto na noite da segunda-feira (25), após ser assaltado na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo.

O suspeito do crime, identificado pela Polícia Civil de São Paulo poucos dias após o assassinato, usava uma mochila de aplicativo de entrega de comida. Imagens de câmeras de segurança de casas na rua Freire Farto mostraram o momento em que o motoqueiro disparou contra o jovem de 20 anos.

O vídeo mostra o momento em que o motoqueiro desce do veículo e anuncia o assalto, apontando uma arma na direção do casal. Renan chega a se ajoelhar, mas vai em direção ao assaltante quando ele rouba a namorada dele. Neste momento, o homem dispara.

Segundo a Polícia Civil, o assaltante fez quatro tiros. Um deles atingiu Renan na cabeça. Em seguida, ele subiu na moto e deixou o local.

Renan foi enterrado no cemitério da Lapa, na Vila Leopoldina, na terça-feira (26).

Em entrevista ao UOL, Clarice Silva, mãe do jovem, contou que nunca imaginou perder o filho por um crime tão brutal. "Meu filho era um rapaz doce, educado, gentil. A única coisa que está me trazendo conforto é ouvir as pessoas falando dele com ternura", disse.

Axcel se entregou à polícia na sexta-feira (29). Segundo a advogada dele, Maria Lígia Jannuzi, o homem não lembra de ter disparado três vezes contra Renan Silva Loureiro durante o assalto.

"Ele chora muito, está arrependido, [diz] que não queria matar ninguém. Disse que não se lembra que deu três tiros", afirmou.