Topo

Motoqueiro disfarçado de entregador mata jovem em assalto em São Paulo

Câmera flagrou momento em que Renan Loureiro é assassinado durante assalto - Reprodução/TV Globo
Câmera flagrou momento em que Renan Loureiro é assassinado durante assalto Imagem: Reprodução/TV Globo

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

26/04/2022 13h36

Um motoqueiro disfarçado do entregador matou um jovem de 20 anos com um tiro na cabeça na noite desta segunda-feira (25) após assaltá-lo na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo. O criminoso usava uma mochila de aplicativo de entrega de comida.

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela TV Globo mostram o momento em que o motoqueiro dispara contra Renan Silva Loureiro, que reagiu ao roubo enquanto estava com a namorada na rua Freire Farto.

O vídeo mostra o momento em que o assaltante desce da moto e anuncia o assalto, apontando uma arma na direção do casal. Após levar os celulares das vítimas, as imagens registram o momento em que Renan reage e corre em direção ao criminoso.

Segundo a Polícia Civil, o assaltante dá quatro tiros. Um deles atinge Renan na cabeça. Em seguida, o assaltante sobe na moto e deixa o local, enquanto Renan é socorrido pela namorada.

Renan Silva Loureiro, de 20 anos, morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça em assalto na zona sul de São Paulo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Renan Silva Loureiro, de 20 anos, morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça em assalto na zona sul de São Paulo
Imagem: Arquivo pessoal

De acordo com a investigação, Renan Silva Loureiro e a namorada tinham entregado os celulares após a abordagem. A namorada de Renan não se feriu.

O latrocínio (roubo seguido de morte) está sendo investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Imagens captadas por câmeras de segurança no local estão sendo usadas para tentar identificar o autor do crime. Ninguém foi preso até o momento.

Renan será enterrado hoje à tarde no cemitério da Lapa, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. "Meu filho amado, você foi a pessoa mais maravilhosa que eu tive o prazer de conhecer. Sua vida foi ceifada por causa de um celular, mas sua memória será eterna no meu coração", escreveu a mãe do jovem em seu perfil no Instagram.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse hoje estar atrás de alternativas em conjunto com os aplicativos de entrega de comida para reduzir crimes do tipo. "Não adianta achar que a polícia vai resolver tudo. Eu quero o apoio desses aplicativos justamente para prender bandido que se disfarça de operador de aplicativo", disse.

Dois assaltos do tipo no mesmo dia

Nos últimos meses, a capital paulista registrou aumento de roubos praticados por ladrões disfarçados de entregadores de aplicativos, caracterizados com colete, bolsa térmica e até logotipo dessas plataformas. Câmeras de segurança flagraram dois assaltos do tipo na última sexta-feira (22) em Pinheiros, zona oeste da cidade.

O método das duas ações é parecido: um motoqueiro estaciona, aborda as vítimas e depois as persegue pela rua. Um dos assaltos ocorreu logo no início da manhã e, o outro, à noite. A SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) não encontrou registros das ocorrências.

O aumento desse tipo de crime levou a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) a procurar a SSP em março para tratar do assunto, conforme relatou o UOL Carros.

A entidade enviou ofício à secretaria informando que sugeriria às empresas de aplicativos a adoção de dispositivos de segurança, "como grafar o número do entregador em letras bem grandes na parte de trás e nos lados da caixa que porta as embalagens, facilitando a identificação".