Topo

Esse conteúdo é antigo

Lancellotti: 'São Paulo fazer campings para moradores de rua é deboche'

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 13h51

O padre Júlio Lancellotti criticou hoje a iniciativa da Prefeitura de São Paulo de tirar do papel um antigo projeto para criar campings para abrigar moradores em situação de rua na capital paulista e chamou a medida de "deboche" e "ironia". A proposta, segundo o jornal Folha de S.Paulo, foi desengavetada pela nova secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, que está no cargo há uma semana.

"Uma cidade como São Paulo fazer camping para a população de rua é um deboche, uma ironia. O povo já está cheio de barracas pelas ruas que a própria Prefeitura retira com truculência, tirando as barracas, os remédios, a comida, a roupa e tudo que as pessoas têm", afirmou o líder religioso em entrevista ao UOL News, apresentado por Fabíola Cidral.

"Essa solução não deu certo em outros lugares do mundo que apostaram nisso também", completou Júlio Lancellotti.

A ideia de criar campings na capital paulista foi apresentada pela primeira vez há cinco anos por Soninha quando ela integrou o secretariado do ex-prefeito João Doria (PSDB). "Quando eu dei uma entrevista falando sobre isso, pediram a minha cabeça", afirmou a nova secretária em entrevista à Folha de S.Paulo.

Para Lancellotti, porém, a proposta "não oferece resposta" à população em situação de rua. "O que a população em situação de rua espera é acesso à moradia, alocação social, rede hoteleira e repúblicas autônomas, e não fazer camping", criticou o padre.

"A Soninha de repente ressuscitou essa proposta completamente inadequada, extemporânea, que não oferece resposta para o que a população em situação de rua espera", completou.

Veja a entrevista completa e notícias do dia no UOL News: