Topo

Esse conteúdo é antigo

Vizinhas de homem que matou filhas se surpreendem: 'era um pai que cuidava'

As irmãs Natali Eloá e Natanaeli Vitória, de 5 e 6 anos, foram mortas pelo próprio pai após terem sido mantidas reféns por ele na casa da família, no município de Taquarituba - Reprodução/Redes Sociais
As irmãs Natali Eloá e Natanaeli Vitória, de 5 e 6 anos, foram mortas pelo próprio pai após terem sido mantidas reféns por ele na casa da família, no município de Taquarituba Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 19h13Atualizada em 26/05/2022 08h48

Vizinhos de Natanael Arruda, homem que matou as duas filhas, de 5 e 6 anos, dentro de casa na cidade de Taquarituba (SP) na tarde de ontem, se disseram surpresos com a ação do pai das crianças.

"Nós estamos chocados, porque ele era um pai que cuidava, que mostrava amor. De repente, fazer isso com as crianças? Segundo falaram, ele queria voltar com ela, mas ela não quis", afirmou Eliane Garcia, vizinha da família, em entrevista à TV Bandeirantes.

"Ninguém esperava isso, ele tinha um amor imenso pelas filhas", afirmou outra vizinha, identificada como Eliane Garcia.

De acordo com a ocorrência policial, o lavrador Natanael teria passado a noite na casa da família para cuidar das filhas enquanto a ex dele ia para o trabalho em uma plantação. Pela manhã, ele teria deixado que a filha mais velha da ex, enteada dele, fosse até a escola, ficando apenas com as crianças menores.

A babá que habitualmente cuidava das meninas chegou na residência pela manhã, mas foi orientada pelo homem a voltar para casa, retornando horas depois para checar as garotas.

"Eu fui lá mais tarde, daí estava um cheiro de gás, daí eu fui lá e pedi para desligar", disse a babá Lucila Fortunato. Neste momento, ela disse que foi "expulsa" da frente da residência. Ela chamou o marido e a polícia para tentar salvar as crianças e as negociações começaram.

A polícia manteve negociação por horas com Natanael. No final da noite, as equipes decidiram entrar no imóvel, pois ele não apresentava provas de que as reféns estariam vivas. Um scanner de presença chegou a ser utilizado para verificar a movimentação dentro da casa. Porém, os agentes confirmaram que o único a se movimentar no interior do imóvel era Natanael.

Ao entrarem no imóvel, os policiais imobilizaram o homem com um tiro de bala de borracha e uma arma de choque. Ele estava armado com uma faca. As meninas foram encontradas mortas, com cortes no pescoço. Uma delas estava na cama e a outra, no chão do quarto onde dormiam. A casa estava revirada, com cacos de vidro espalhados pelo chão.

Segundo perícia, as crianças já apresentavam rigidez cadavérica no momento em que a casa foi invadida pelos policiais para o resgate.

Segundo o Boletim de Ocorrência ao qual o UOL teve acesso, Natanael ameaçou explodir o imóvel com Natali Eloá e Natanaeli Vitória dentro. "Ele disse para a ex-mulher que tinha vindo visitar as filhas", contou o conselheiro tutelar.

"Ele pediu para pernoitar na casa. Ela aceitou. No dia seguinte, ela acordou cedo e foi para o trabalho na roça, deixando as crianças com ele. Ela confiava no pai das meninas, ele nunca deu sinal de problema psiquiátrico ou coisa assim".

Linchamento, prisão e silêncio

Após passar por exames de corpo de delito, Natanael foi preso em flagrante e irá responder pelos crimes de duplo feminicídio, cárcere privado e tentativa de explosão. Ele foi salvo pela polícia de uma tentativa de linchamento por parte dos moradores da cidade.

Segundo a corporação, cerca de 500 pessoas se reuniram ao redor do quarteirão isolado pelos policiais e, ao saberem do desfecho, quiseram fazer justiça com as próprias mãos.

Alexandre Aurani, chefe dos investigadores da Delegacia Seccional de Avaré, informou ao UOL que, até o momento, o homem não declarou os motivos que o levaram a matar as filhas.

"Ao ser preso, ele chegou a ser questionado de maneira informal, mas ficou dizendo que não se lembrava de nada. Depois se valeu do direito de permanecer em silêncio", contou Aurani. "Ainda temos muito a ser investigado e depoimentos a serem colhidos. A mãe não pôde dar ainda seu depoimento. Hoje pela manhã a polícia fez os exames necroscópicos nos corpos das crianças".

Segundo o chefe dos investigadores, Natanael passou na tarde de hoje por uma audiência de custódia. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, o que significa que ele permanecerá detido. No momento, ele está recolhido na delegacia de Avaré. Mas deve ser levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Cerqueira César, onde permanecerá à disposição da justiça.

De acordo com a polícia, o lavrador não tem defesa constituída até o momento e, portanto, não pôde ter sua versão ouvida pela reportagem.

A mãe das meninas passou mal ao saber da morte das filhas e teve que ser atendida na Santa Casa da cidade. Na noite de ontem fez uma postagem emocionada se despedindo no Facebook, com um vídeo contendo imagens das crianças. A prefeitura da cidade anunciou luto oficial pela morte das meninas.

Os corpos das vítimas passaram por necropsia e chegaram por volta das 14h30 à funerária São Benedito, em Taquarituba. Elas foram sepultadas no fim da tarde no município de Chavantes.