Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas em Pernambuco: ao menos 35 pessoas morreram, diz Defesa Civil

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

28/05/2022 11h09Atualizada em 28/05/2022 19h38

Pelo menos 35 pessoas morreram em Pernambuco por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A informação é da Defesa Civil do estado. Dos óbitos, cinco foram registrados ao longo da semana e pelo menos 30 em deslizamentos e inundações no dia de hoje.

As mortes de hoje ocorreram em três municípios diferentes: Recife, que teve 22 óbitos em deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo; no Sítio dos Pintos e em Jardim Monte Verde (onde 20 pessoas morreram); Camaragibe, com seis mortes registradas, e Jaboatão dos Guararapes, com dois óbitos.

Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas chuvas que chegaram a 236,01 milímetros em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 milímetros.

A Secretaria de Educação do Recife disse que abriu 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foram registrados diversos pontos de deslizamentos e desabamentos em quatro áreas da região metropolitana:

  • Sítio dos Pintos, Zona Oeste do Recife;
  • Córrego do Jenipapo, na Zona Norte;
  • Sucupira, em Jaboatão;
  • São Lourenço da Mata.

Vinte municípios de Pernambuco já registraram um acumulado de mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. As cidades mais afetadas fazem parte da região metropolitana do Recife, Zona da Mata e no Agreste.

Segundo o governo do estado, ao menos 516 pessoas estão desalojadas e 249 pessoas estão desabrigadas em Pernambuco por causa das chuvas.

Os temporais foram avisados pela Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), que emitiu um alerta de previsão de pancadas de chuvas com intensidade forte a parte da noite de sexta (27) e ao longo de hoje.

O aviso foi de nível vermelho que, segundo a Apac, implica em "condição extrema, com risco muito alto, previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional".

Mortes no Recife

Na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Ibura, zona sul do Recife, pessoas que foram atingidas pelas chuvas chegavam já sem vida. Na região, ao menos 20 pessoas teriam morrido: seis crianças e 14 adultos. Essas mortes, porém, ainda não constam no levantamento da Defesa Civil do Recife, que ainda será atualizado.

Na UPA do Curado, zona oeste da capital, duas crianças chegaram a ser socorridas após deslizamentos de terra, mas não resistiram. Também na região, um homem de 47 anos morreu soterrado no bairro Sítio dos Pintos.

Na zona norte do Recife, um jovem de 18 anos foi encontrado morto, soterrado, na manhã de hoje após o deslizamento de uma barreira na região do Córrego do Jenipapo.

Um vídeo divulgado em redes sociais mostra uma ponte sendo arrastada pelo Rio Capibaribe, na região da antiga usina Mussurepe, no município de Paudalho, na zona da Mata de Pernambuco.

A cidade registrou alagamentos em diversas áreas e há desalojados que estão sendo abrigados na Escola Municipal Genilda Martins. Até o momento, 20 chamados foram recebidos pela Defesa Civil do Município até o momento.

Na cidade de Olinda, 282 pessoas estão desabrigadas e foram acolhidas em escolas municipais. A cidade decretou na tarde de hoje estado de emergência enquanto os efeitos da chuva perdurarem. Em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito da cidade, Professor Lupércio (Solidariedade), informou que uma das áreas mais atingidas pelas chuvas é o bairro de Fragoso, onde na quarta-feira (25) moradores chegaram a fazer uma "competição aquática" em um canal transbordado.

Apoio das Forças Armadas

Na tarde de hoje, o Governo de Pernambuco informou que 92 soldados do Corpo de Bombeiros que seriam nomeados apenas em junho tiveram a nomeação antecipada para atender à emergência nos municípios. "Ao mesmo tempo, solicitei às forças armadas o envio de equipamentos que possam nos ajudar neste trabalho, que continua", disse.

Cortes de energia

A Neoenergia, empresa responsável pelo fornecimento de energia de Pernambuco, informou que algumas áreas alagadas das cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Igarassu e Camaragibe tiveram um desligamento de energia preventiva feito para evitar riscos à população.

A energia foi desligada em locais nos quais a água chegou à altura dos medidores, assim como em áreas solicitadas pela Defesa Civil e pelos Bombeiros. Pontos onde quedas de árvores comprometeram os fios elétricos também tiveram o fornecimento suspenso de forma preventiva.

Interdições

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) relatou diversos pontos de alagamento ou de queda de barreira em Pernambuco. Há registros de dificuldade para o tráfego nas rodovias BR-408, BR-101 e na BR-232.

No quilômetro 78 da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, houve um protesto em razão de mortes após um desabamento, segundo a PRF.

prf - Divulgação/PRF-PE - Divulgação/PRF-PE
Protesto contra mortes em Jaboatão dos Guararapes (PE)
Imagem: Divulgação/PRF-PE

Prefeitura cria comitê de crise

O prefeito da cidade, João Campos (PSB), afirmou que criou um comitê de crise e ativou o plano de contingência para mitigar os impactos das fortes chuvas. À GloboNews, disse que "a prioridade é só uma: salvar vidas" e pediu que moradores que estejam em zonas de risco deixem suas casas e procurem um lugar seguro.

"Tenho alertado que todas as famílias que estão nas áreas de risco, que são 32 famílias, devem procurar abrigo em casas de familiares, abrigos da prefeitura e escolas municipais. Estamos abrindo as escolas [para recebê-las]. Já são 14 escolas que receberam pessoas em risco e vamos prover o necessário para essas famílias", explicou.

Campos informou ainda que, no momento, há uma grande dificuldade de deslocamento na cidade, devido ao aumento no nível dos rios urbanos que cortam as regiões recifenses. Ele lamentou os temporais que causaram alagamentos e deslizamentos na grande Recife: "É um fenômeno atípico. Nossa cidade costuma ter chuva todo ano, mas nunca tivemos um fenômeno dessa magnitude".

Alagoas em emergência

Em Alagoas, as chuvas que caem desde a terça-feira também causaram muitos estragos e deixaram famílias inteiras desalojadas ou desabrigadas. Segundo boletim da Defesa Civil estadual, divulgado ao meio dia de hoje, o estado já contabiliza 4.112 pessoas que tiveram de sair de suas casas.

Por conta das chuvas, o governo do estado decretou situação de emergência em 33 municípios. A capital Maceió também publicou decreto municipal.

O município com mais pessoas desabrigadas e desalojadas é São Miguel dos Campos, na zona da mata, onde 960 pessoas foram diretamente afetadas e deixaram suas casas. A cidade já contabiliza um morto e um desaparecido. A prefeitura decidiu cancelar os festejos juninos. Jequiá da Praia e Feliz Deserto também desistiram de fazer a festa de São João.

Em Maceió, um adolescente de 14 anos morreu na quarta-feira em um açude, quando estava tomando banho com amigos. A cidade contabiliza, até aqui, 574 pessoas desabrigadas e desalojadas.