Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo reconhece estado de emergência no Recife e mais 13 cidades de PE

Chuvas em Pernambuco

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 12h31

O governo federal reconheceu hoje o estado de emergência em 14 cidades de Pernambuco, incluindo a capital, Recife. Até o momento, ao menos 91 pessoas morreram em decorrência de fortes chuvas.

A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, e endossa um decreto estadual publicado ontem nesse mesmo sentido.

As seguintes cidades estão em estado de emergência:

  1. Cabo de Santo Agostinho
  2. Camaragibe
  3. Goiana
  4. Jaboatão dos Guararapes
  5. Macaparana
  6. Moreno
  7. Nazaré da Mata
  8. Olinda
  9. Paudalho
  10. Paulista
  11. Recife
  12. São José da Coroa Grande
  13. São Vicente Férrer
  14. Timbaúba

A decisão permite que essas cidades tenham acesso a recursos federais, façam compras emergenciais sem licitação e ultrapassem as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.

O governo federal anunciou ontem que tem R$ 1 bilhão disponível para socorrer a capital pernambucana. Além disso, inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão tomar créditos sem juros.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o banco vai liberar o saldo do FGTS em até cinco dias para os municípios atingidos por chuvas, desde que solicitado pelos respectivos governos, e anunciou a concessão de mais crédito aos atingidos pela catástrofe com até seis meses de carência.

*Com Agência Brasil