Topo

Esse conteúdo é antigo

Recife suspende São João e destinará R$ 15 milhões para vítimas das chuvas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2022 12h43

A prefeitura de Recife anunciou hoje que as festas de São João e São Pedro estão suspensas por conta das fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco.

O orçamento das festas, no total de R$ 15 milhões, será redirecionado para as vítimas das enchentes. Ao todo já foram confirmadas 91 mortes no estado e 26 pessoas continuam desaparecidas.

"É tempo de cuidado com as famílias recifenses que foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Por este motivo, o São João e São Pedro estão suspensos no Recife. Assim, todo o investimento destinado às festividades será revertido para apoiar as famílias desabrigadas", diz comunicado da prefeitura publicado nas redes sociais.

"Serão 15 milhões de reais para incrementar as ações direcionadas às vítimas que tanto precisam de apoio neste momento delicado. Vamos em frente, juntos", diz a nota.

Além da capital do estado, os municípios em emergência são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Hoje, as forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em sete pontos de deslizamento da Região Metropolitana. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado 4º (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

"Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar", disse o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Ao todo, trabalham na operação 198 bombeiros de Pernambuco, 11 da Paraíba, sete de Minas Gerais, oito do Rio Grande do Norte, oito policiais militares, cem guardas municipais e 25 funcionários da Emlurb; 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e quatro policiais civis do Core/PCPE.

Estão sendo empregadas nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos "embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo e três da Polícia Rodoviária Federal", informou a Defesa Civil.

No Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura (zona sul do Grande Recife), ao menos 21 pessoas morreram, tornando o local sede de um Posto de Comando com 28 militares que atuam nas buscas.

Previsão do tempo

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, apesar da redução no volume, as precipitações devem continuar, com intensidade moderada, até a próxima sexta-feira (3), na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, "diminuindo no final de semana no litoral pernambucano".

Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Olinda (60 milímetros), Paulista (57 mm), Itapissuma (53 mm) e Recife (52 mm). O nível dos rios, porém, permanece estável.