Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas no Recife: adolescente morre após novo deslizamento de barreira

Deslizamento no bairro Linha do Tiro matou adolescente e deixou outros três feridos - Reprodução/TV Globo
Deslizamento no bairro Linha do Tiro matou adolescente e deixou outros três feridos Imagem: Reprodução/TV Globo

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 10h19Atualizada em 07/06/2022 13h34

Um adolescente morreu e mais três pessoas ficaram feridas após um deslizamento no bairro Linha do Tiro, no Recife, capital de Pernambuco. Lucas Daniel Nunes da Silva, 13, deu entrada na UPA Nova Descoberta às 6h20 de hoje, já morto, segundo informações da assessoria da unidade de saúde ao UOL.

Com o novo incidente, o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos 10 dias sobe para 129.

A ocorrência foi registrada por volta das 4h. O prefeito João Campos (PSB) informou que equipes da Defesa Civil e da assistência social estão no local fazendo uma vistoria e isolamento de casas que estejam comprometidas.

Para atender aos novos desabrigados, a prefeitura do Recife abriu um abrigo na Escola Ricardo Gama, próxima ao local do deslizamento de hoje.

Fim de semana foi de chuva no estado, após recorde

O fim de semana foi chuvoso em Pernambuco, após uma semana intensa de tempestades na região. Apenas na última quinta-feira (2), por exemplo, choveu mais de 90 milímetros acumulados em 24 horas em cidades do Grande Recife.

"Isto representa aproximadamente 25% de toda a média chuva normal para junho, que é de 391 mm", afirma o instituto de meteorologia Climatempo.

No balanço pela Defesa Civil do estado no final da semana passada, haviam sido contabilizadas 128 mortes e 9.302 desalojados. Entre os mortos estão 32 crianças.

A Câmara também anunciou uma ajuda de R$ 1,5 mil para cada uma das 82 mil famílias que tiveram as casas destruídas no desastre.

Recife e outros 13 municípios da região metropolitana, como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e outros, estão sob decreto de situação de emergência — o que possibilita ao estado solicitar recursos federais da Defesa Civil.