Topo

Esse conteúdo é antigo

Amigo de repórter desaparecido cobra 'busca séria' das autoridades

07/06/2022 09h30

Tom Hennigan, correspondente do Irish Times, é amigo de Dom Philips, jornalista britânico que desapareceu junto com o ativista Bruno Pereira no Amazonas nesta semana. Em participação no UOL News nesta terça-feira (7), Tom cobrou das autoridades uma busca séria na região.

"A expectativa dos amigos dele é que as autoridades cumpram o papel delas, para realmente montar uma busca séria na região. A gente entende que é uma região remota, com desafios grandes, em uma área imensa e com pouco acesso. Mas quem tem capacidade de fazer essa busca são as autoridades", comentou Tom Hennigan.

Tom também comentou sobre a possibilidade de o amigo ter sido sequestrado e disse que, neste caso, a atitude das autoridades também é importante.

"Falando com organizações indígenas da região, ontem, eles falaram que, se eles estão nas mãos de pistoleiros ou garimpeiros, realmente uma pressão do estado, mostrando que isso não pode acontecer, é a melhor maneira de conseguir o retorno deles", completou Tom.

O amigo de Dom Philips também disse que não sabia de ameaças. Mas acredita que, se existia algo do tipo, os dois saberiam avaliar o risco.

"Ele era um profissional cauteloso e sempre se preparou muito bem para qualquer viagem. O profissionalismo dele era de um patamar muito top. Ele sabia que, nessas viagens, estava falando de áreas de risco com conflitos e encontrando pessoas que vivem sob ameaças, conversando com vítimas de violência. Ele sabia o risco que estava assumindo, mas não à toa ignoraria qualquer ameaça", concluiu Tom.

Veja as notícias do dia no UOL News: